13/10/2022 às 17h25min - Atualizada em 13/10/2022 às 17h25min

Obra no Canal da Mundurucus vai beneficiar moradores de Belém; veja

Vários serviços de infraestrutura serão feitos na via

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Obra no Canal da Mundurucus vai beneficiar moradores de Belém; veja. (Foto: Alessandra Serrão / Arquivo Ag. Belém)

 

                                                                                                                                               
Em continuidade com o compromisso de assegurar mais qualidade de vida e melhores condições de moradia para a população, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), está executando obras de reconstrução no Canal da Mundurucus. Mesmo sendo de responsabilidade da gestão municipal, a secretaria de obras do Estado assinou, em julho deste ano, a ordem de serviço para garantir às famílias que residem às margens do canal, o saneamento básico para os moradores dos bairros do Guamá e Terra Firme, com ações indiretas em São Brás e Batista Campos.


Por ser um projeto de canalização de mais de 40 anos e, devido ao desgaste do solo em decorrência da construção de casas, engenheiros e técnicos da SEDOP, conforme o decorrer dos serviços, avaliam a metodologia de execução para que futuramente não haja variações ou irregularidades e facilite a manutenção.

“As obras que estão sendo executadas pela SEDOP, no Canal das Mundurucus, vão restaurar e requalificar toda a área em seus quase 700 metros de extensão, uma área que, ao longo de sua história, foi se deteriorando e trouxe um desgaste natural e, consequentemente, um prejuízo para o sistema de drenagem, principalmente dos cinco bairros grandes por onde passa o canal do Tucunduba”, disse o secretário de obras do estado, Ruy Cabral.

Com uma área total de 10,55 km², a Bacia do Tucunduba está localizada na parte sul da cidade de Belém, sendo delimitada pelas bacias do Murucutu, Una e Estrada Nova, e dentre os canais que compõem esta bacia, encontra-se o Canal da Mundurucus com uma extensão de quase 700 metros.

Atualmente, estão em execução os serviços de troca de solo da marginal esquerda do canal. O projeto prevê o desenvolvimento urbanístico, econômico e ambiental com a recuperação de áreas degradadas, além da condução hidráulica de águas pluviais e residuais, diminuindo a possibilidade de enchentes na região. Ao longo das atividades, serão realizados serviços de revestimento em placas de concreto, sistema de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização, ponte e passarelas.

O canal está localizado na Rua dos Mundurucus entre a Travessa Teófilo Conduru e a Avenida Tucunduba. O trecho entre a Teófilo Conduru e a Travessa Segunda de Queluz foi executado com estrutura de concreto armado em seção retangular, porém este trecho já apresenta danos devido as intempéries do tempo e será recuperado pelo projeto, o restante do canal se encontra com o igarapé “in natura” e será retificado para uma seção retangular com estruturas em concreto armado, assim como o outro trecho. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?