19/10/2022 às 09h00min - Atualizada em 19/10/2022 às 09h00min

Mais de 500 títulos de propriedade são entregues em Ananindeua

Mais de 11 mil documentos de regularização fundiária já foram expedidos e entregues

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Mais de 500 títulos de propriedade são entregues em Ananindeua. (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

                                                                                                                                               
A regularização fundiária no estado do Pará avançou nessa terça-feira (18) com a entrega de mais de 500 títulos de propriedade para famílias moradoras da cidade de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Os documentos entregues pelo governador Helder Barbalho para os moradores da cidade são o resultado da parceria realizada entre o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e a Prefeitura do município.


“Nós temos várias parcerias com o Governo do Estado no município e, agora, estamos aumentando o número de títulos na Guanabara, e esperamos ainda novas entregas na área do Paar”, pontuou o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel. 

Para o presidente do Iterpa, Bruno Kono, a entrega desta terça-feira representa o avanço nas atividades que vêm sendo desenvolvidas na gestão estadual para promover a regularização fundiária no Pará.

“Hoje nós estamos entregando mais de 500 títulos em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ananindeua. A gestão do governador permitiu aumentar as ações do Iterpa, não apenas nas áreas rurais, mas também em áreas urbanas. Para o morador, essa regularização fundiária traz segurança jurídica, além de permitir acesso a linhas de financiamento e também tem um valor afetivo por proteger o patrimônio familiar”, avalia.

Conquista

Quem estava com o título nas mãos também tinha um sorriso no rosto. A felicidade expressa por receber o documento, em muitos casos, demonstrou também o sentimento de gratidão de centenas de famílias que, agora, conseguiram uma conquista desejada por muitos anos. 

“Nós moramos há 25 anos nesta área que era uma invasão, e agora chegou essa oportunidade. Com esse documento ninguém vai nos tomar o terreno e, por isso, nós todos estamos felizes”, contou a moradora do município, Raimunda Melo.

Beneficiada na ação desta terça, dona Iracema da Silva contou que o documento representa um novo momento na vida de todas as famílias que receberam os títulos. “Anos e anos nós esperávamos por isso e, graças a Deus e ao governador, esse dia chegou. Essa é a realização de um sonho para nós, daqui da Guanabara. Estamos felizes e agradecemos porque sabemos que o documento vai valorizar nossa casa”, afirmou a moradora.

De acordo com dados divulgados pelo Iterpa, mais de 11 mil documentos de regularização fundiária já foram expedidos e entregues desde o começo da gestão em 2019. Deste total, mais de 1.500 foram emitidos para lotes urbanos. 

A regularização fundiária será ainda mais ampliada na cidade de Ananindeua. A equipe técnica do Instituto de Terras já está na fase de levantamento socioeconômico no bairro do Paar, e os trabalhos permitirão a expedição de novos títulos para os moradores.

Quem já recebeu o documento, como a dona Joana Costa, comemora. “A gente foi contemplado com o documento das nossas terras. Acabou a luta e eu posso dormir com a minha cabeça tranquila. É uma coisa tão maravilhosa que eu vou chegar em casa e comemorar com os meus filhos o recebimento desse documento original”, festejou.  

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?