20/10/2022 às 10h41min - Atualizada em 20/10/2022 às 10h41min

PF cumpre mandado de busca e apreensão na Câmara de Ananindeua

A ação ocorre após denúncia de propaganda eleitoral ilegal

Redação Belem.com.br
Com informações da Polícia Federal
PF cumpre mandado de busca e apreensão na Câmara de Ananindeua. (Foto: Divulgação / CMA)

                                                                                                                        
A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (20), dois mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB) durante a "Operação Batelada", que apura propaganda ilegal que teria ocorrido durante o primeiro turno das eleições 2022.


Foram apreendidos aparelhos eletrônicos no gabinete e na casa de um vereador de Ananindeua. O político seria o administrador de grupo de WhatsApp criado para arregimentar pessoas que teriam distribuído propaganda ilegal no primeiro turno do pleito, realizado no último dia 2 de outubro.

Ação

A Operação Batelada é um desdobramento do termo circunstanciado de ocorrência lavrado pela Polícia Federal, contra uma pessoa flagrada realizando “boca de urna”. Ao ser abordado, o suspeito enviou uma mensagem “Me Pegaram” nos grupos de WhatsApp e em seguida tentou excluir os grupos criados na rede social para não serem rastreados pela PF.

Além dos mandados de busca, houve a quebra do sigilo dos dados dos telefones utilizados pelos envolvidos para identificação dos responsáveis pela criação, gerência e arregimentação de eleitores pelas redes sociais em grupos de WhatsApp para divulgação de propaganda ilegal no dia da eleição.

Intensificação

A Polícia Federal vai intensificar as ações ostensivas e de inteligência para combater crimes eleitorais durante o segundo turno da votação nacional, especialmente contra boca de urna e compra de votos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?