21/10/2022 às 12h19min - Atualizada em 21/10/2022 às 12h19min

Ananindeua realiza Dia D de vacinação contra paralisia infantil

A ação ocorre neste sábado (22) em algumas UBS do município

Redação Belem.com.br
Com informações da Ascom Ananindeua
Ananindeua realiza Dia D de vacinação contra paralisia infantil. (Foto: Divulgação / Ascom Ananindeua)

 

                                                                                                                                    
Em alusão ao Dia Mundial ao Combate à Poliomielite, celebrado no próximo dia 24 de outubro, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), realiza neste sábado (22), o Dia D de vacinação contra paralisia infantil.  A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal contra a doença no município. O Ministério da Saúde (MS) instituiu como meta que 95% das crianças estejam imunizadas para afastar o risco do retorno da doença, considerada erradicada no país há mais de 30 anos. 


Para atender o público a ser imunizado, estarão abertas 10 unidades de saúde, das 8h até às 12h. Nos locais, poderão ser vacinadas crianças com idade abaixo de 5 anos.

"Essa vacina é importante para que a gente possa prevenir a poliomielite, uma doença que já estava erradicada no nosso país, mas que corre risco de ser reintroduzida na nossa sociedade, inclusive em Ananindeua, devido à baixa cobertura vacinal. Então, vamos procurar uma das 10 unidades de saúde e vacinar nossos pequeninos", convocou a secretária de saúde, Dayane Lima.


Doença

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias.

A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia.

Confira os locais de vacinação

 - UBS ÁGUAS LINDAS

- UBS ANANINDEUA CENTRO

- UBS COQUEIRO

- UBS DISTRITO INDUSTRIAL

- UBS GUANABARA

- UBS ICUÍ

- UBS JADERLÂNDIA 1

- UBS JÚLIA SEFFER

- UBS PAAR

- UBS VÂNIA MONTEIRO


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?