26/10/2022 às 16h00min - Atualizada em 26/10/2022 às 16h00min

Major do BOPE afirma que sigla "CPX" é referente ao crime organizado

A sigla ganhou a mídia após o candidato à Presidência, Lula, usar um boné com a sigla

Redação Belem.com.br
Major do BOPE afirma que sigla "CPX" é referente ao crime organizado. (Foto: Divulgação / Folha Press)

                                                                                                                                                      
O major Felipe Sommer, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Estado de Santa Catarina, afirmou que a sigla “CPX” significa “cupincha, parceiro do crime”. A declaração do policial foi feita durante uma entrevista ao podcast “Nem me Viu”, do canal do lutador de MMA Fabrício Werdum. 


A sigla “CPX” entrou no meio de uma polêmica após o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), aparecer com um boné no qual constava a sigla. Após associações de adversários de que a sigla significa alusão ao crime, defensores do candidato e de movimentos sociais rebateram afirmando que a sigla é uma abreviação de “Complexo do Alemão”, o que também é usado por órgãos oficiais. O caso foi levado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, o subcomandante do Bope, Felipe Sommer, afirmou que a sigla tem a ver com identidade de criminosos. “Muitas pessoas dizendo que ‘CPX’ é abreviação de completo. Não é. CPX significa ‘cupincha, parceiro do crime’. Eu tenho oportunidade de conversar com policiais do Rio de Janeiro, que atuam em unidades especializadas, policiais honestos e honrados, que se revoltam com esse tipo de situação. Tenho certeza que se fosse outro candidato naquela condição, ele provavelmente sequer sairia vivo daquele local”, declarou Sommer, em referência à visita de Lula ao Complexo do Alemão, no último dia 13. 


 



Com informações do portal O Tempo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?