18/11/2022 às 10h29min - Atualizada em 18/11/2022 às 10h29min

Venda de cervejas é proíbida dentro dos estádios durante a Copa

Um das principais patrocinadores do torneio é uma empresa de bebidas alcoólicas

Redação Belem.com.br
Até o momento, não haverá venda de cervejas dentro dos estádios da Copa do Mundo. (Foto: Getty Images)

                                                                                                                                                                  
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou, hoje (18) que os organizadores da Copa do Mundo no Qatar decidiram proibir totalmente a venda de bebidas alcóolicas aos torcedores dentro dos estádios do país. O mundial começa neste domingo (20).

A dois dias do campeonato, a Copa do Mundo 2022 já é marcada por polêmicas. Essa é a primeira vez em que o mundial acontece em um país muçulmano conservador. Além do controle rígido de álcool, cujo consumo é proibido em público, a homossexualidade também é crime no país. 

A Fifa, por meio de nota, afirma que, "depois de debates entre o país sede e a Fifa, foi feita a decisão de focar a venda de bebidas alcóolicas no Fan Festival, (...), removendo os pontos de venda de cerveja de todo o perímetro dos estádios da Copa", diz o comunicado.

A mudança é uma quebra de compromissos anteriores do emirado muçulmano de sediar o Mundial. Uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo de 2022 é a marca de cervejas Budweiser. Ela possui os direitos exclusivos para vender cerveja no torneio, deveria vender bebida alcoólica nos arredores e dentro de cada um dos oito estádios três horas antes e uma hora depois de cada jogo.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, a Budweiser e executivos do Comitê Supremo de Entrega e Legado (SC) do Qatar, que está organizando a Copa do Mundo, estão negociando a reversão dessa política.


Norma

A política anti álcool do país é tão rígida que afeta até o turismo. Os visitantes não podem levar álcool para o Qatar, nem mesmo da seção duty free do aeroporto. Bebidas alcoólicas são vendidas apenas em bares de alguns hotéis, onde a cerveja custa cerca de US$ 15 (cerca de R$ 81) por meio litro.

Venda

Por ora,  foi confirmado que a Budweiser ainda pode manter os postos de venda de cerveja nos arredores dos estádios três horas antes e até meia hora antes do início da partida. Deveriam, então, reabrir por uma hora após o apito final. Apenas cervejas sem álcool estarão disponíveis dentro dos estádios.
 









Com informações do portal Correio Braziliense
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?