29/11/2022 às 10h33min - Atualizada em 29/11/2022 às 10h33min

Autoridades chinesas procuram manifestantes da covid-19

Populares estão nas ruas em protestos contra as medidas restritivas impostas por conta do momento pandêmico chinês

Com edição da Redação Belem.com.br
Reuters
"Estamos todos deletando desesperadamente nosso histórico de bate-papo", disse um popular chinês. (Foto: Reuters)

                                                                                                                                                                             
As autoridades chinesas começaram a investigar algumas das pessoas que se reuniram nos protestos de fim de semana contra as restrições da covid-19, disseram à Reuters pessoas que estavam nas manifestações de Pequim, enquanto a polícia permanecia em grande número nas ruas da cidade.

Dois manifestantes disseram à Reuters que as pessoas que ligaram se identificando como policiais de Pequim pediram que se apresentassem a uma delegacia na terça-feira com relatos por escrito de suas atividades na noite de domingo. Um aluno também disse que foi questionado por sua faculdade se eles estiveram em uma área onde ocorreu um protesto e para fornecer um relato por escrito.

"Estamos todos deletando desesperadamente nosso histórico de bate-papo", disse outra pessoa que testemunhou o protesto em Pequim e pediu para não ser identificada. A pessoa disse que a polícia perguntou como eles souberam do protesto e qual era o motivo de sua ida.

Não ficou claro como as autoridades identificaram as pessoas que queriam questionar sobre sua participação nos protestos, e também não ficou claro quantas dessas pessoas as autoridades pretendiam questionar.

O Departamento de Segurança Pública de Pequim não respondeu a um pedido de comentário. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que direitos e liberdades devem ser exercidos dentro da estrutura da lei.

O descontentamento fervilhante com as rígidas políticas de prevenção do covid-19, três anos após o início da pandemia, gerou protestos em cidades a milhares de quilômetros de distância no fim de semana.

A maior onda de desobediência civil na China continental desde que o presidente Xi Jinping assumiu o poder há uma década ocorre quando o número de casos de covid-19 atinge recordes diários e grandes partes de várias cidades enfrentam novos bloqueios.

Um oficial de saúde disse que as reclamações sobre os controles do COVID eram principalmente sobre sua implementação inflexível. consulte Mais informação

"Os problemas destacados pelo público não visam a prevenção e controle da epidemia em si, mas se concentram na simplificação das medidas de prevenção e controle", disse Cheng Youquan a repórteres, acrescentando que as autoridades abordariam questões urgentes.

Funcionários da potência econômica do sul de Guangdong anunciaram na noite de terça-feira que permitiriam que contatos próximos de casos de COVID ficassem em quarentena em casa depois que as autoridades de saúde pediram medidas mais direcionadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?