29/11/2022 às 15h44min - Atualizada em 29/11/2022 às 15h44min

Especialista ressalta a importância do diagnóstico do câncer de próstata

O Novembro Azul serviu para alertar os homens sobre o risco dessa doença silenciosa

Redação Belem.com.br
Com informações da Sociedade Brasileira de Urologia
De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. (Foto: Reprodução/Internet)
 

No mês do novembro azul, especialistas alertam sobre a importância de realizar os exames para diagnosticar o câncer de próstata, que é o tipo mais comum em homens. De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido a doença, que é silenciosa e exige prevenção contínua.

De acordo com o urologista e docente do Idomed, Renê Guibson, a patologia se desenvolve devido aos fatores de riscos associados ao avanço da idade, obesidade, tabagismo, herança genética e raça. “Além disso, algumas literaturas médicas também apontam que infecções e inflamações na próstata também elevam o risco de câncer”, explicou.

O especialista também explica que há possibilidade de a doença se desenvolver mais cedo em homens com idade inferior a 40 anos. “Neste caso, o fator genético é a principal causa do diagnóstico precoce deste tipo de câncer”, esclareceu.

Para prevenir o câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o público masculino, com idade a partir de 45 anos e que possua histórico da patologia na família ou tenha pele negra, busquem acompanhamento médico e realizem os exames. Nos demais casos, a indicação é que os homens, com mais de 50 anos, procurem o urologista.

Um exame importante para diagnosticar o problema de saúde é o toque retal, que tem o objetivo de avaliar se há um nódulo na próstata ou alteração na consistência da próstata. Além disso, o diagnóstico também conta com o auxílio do PSA (Antígeno Prostático Específico), que detecta alterações no organismo e é realizado por meio de uma coleta de sangue.


Tratamento

Para combater o câncer de próstata, o tratamento depende de alguns fatores relacionados à idade, comorbidade e estágio de desenvolvimento da doença, principalmente quando está na fase de metástase.

“É necessário que o paciente seja acompanhado por um especialista para checar se houve evolução no processo de cura e também para avaliar se há outras lesões no organismo do paciente”, explicou o urologista.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?