24/08/2019 às 13h40min - Atualizada em 24/08/2019 às 13h40min

Oriximiná terá abastecimento de água

Cidade do Baixo Amazonas recebe obras estruturais da Companhia de Saneamento do Pará

Portal Belém
Agência Pará
Obra do novo sistema de abastecimento de água fará com que toda a cidade seja atendida pela Cosanpa (Foto de Tayná Horiguchi, disponível na Agência Pará)
A maior parte dos 70 mil moradores de Oriximiná, no Baixo Amazonas, sofre constantemente com a falta de água. Em breve, no entanto, essa realidade será diferente. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realiza obras do novo sistema de abastecimento no município e, com isso, em breve, toda a população da cidade será atendida.
 
O novo sistema de abastecimento terá capacidade de produzir 180 litros de água tratada, por segundo. A capacidade de armazenamento será de dois milhões de litros de água. “Estamos fazendo todo um trabalho de ampliação. Temos recursos da ordem de R$ 37 milhões. Essas obras obras serão concluídas até o final do ano que vem e elas vão fazer com que saiamos dos atuais 40% para 100% de cobertura do abastecimento de água na cidade”, explica o presidente da Cosanpa, José Antônio de Angelis.
 
O bairro da Cidade Nova, onde a obra está sendo realizada, é atendido por microssistema de poços artesianos, como uma grande parcela dos bairros de Oriximiná. “A qualidade (da água) está ligada aos poços ou aos microssistemas que a gente recebeu da prefeitura, que não estavam abastecendo e não tinham tratamento de água. Como havia uma parte muito grande da população que não recebia água ou a recebia com péssima qualidade, elaboramos esse projeto de ampliação, que, desde 2007 não havia sido concluído. Agora, as obras foram retomadas. Estamos fazendo em ritmo acelerado e todos esses microssistemas vão deixar de ser necessários e nós vamos abastecer totalmente através da nossa Eta (Estação de tratamento de água), que será concluída até o final do ano que vem”, ressaltou.
 
Para o líder comunitário Alex Reis, a maioria da população de Oriximiná se preocupa com a qualidade da água e se a necessidade de todo mundo será suprida. “Esclarecemos as dúvidas dos moradores e ficou definido que a equipe da Cosanpa vai até o bairro conversar com todos os moradores”, concluiu.
 
Obra – O projeto de abastecimento em Oriximiná inclui a captação de água do Rio Trombetas, estação de tratamento de água (ETA), reservatórios apoiados, sala de química, prédio de apoio, sala de bombas, sala de operador e dois reservatórios elevados. Até o momento, cerca de 30% da obra já foram concluídos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?