19/12/2022 às 12h50min - Atualizada em 19/12/2022 às 12h50min

Escola Municipal de Belém é premiada em evento de Ciência e Tecnologia

A unidade escolar fica localizada no bairro do Jurunas, na periferia da cidade

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
Com a premiação, a equipe foi credenciada a participar da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC). (Foto: Ascom Semed)

                                                                                                                                                                                
Com o projeto “Veículo Sustentável: uma experiência entre robótica e educação ambiental”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nestor Nonato, do bairro do Jurunas, conquistou o 1º lugar na categoria de Engenharia, na XIII Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA) que ocorreu no período de 12 a 16 de dezembro, em Belém.

Com a premiação, a equipe foi credenciada a participar da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), evento nacional que ocorrerá em Jaraguá do Sul (SC), em 2023.

O projeto selecionado, que integra o Programa Robótica Sustentável desenvolvido pelo Núcleo de Informática Educativa (Nied), da Secretaria Municipal de Educação (Semec), foi assessorado pelos professores Thiago Miranda e Rafael Herdy, com o suporte da professora Marizete Braga, da Sala de Informática Educativa (SIE), e assinado pelos estudantes Alysson Gabriel Gonçalves de Sarges, Andrew Lorran Pinto Magalhães, Arthur Gonçalves de Sarges, Evaldo Junior da Costa dos Santos, Ester Gibson dos Santos, Lanna Evelyn dos Santos Siqueira, Marcelo Franco Mendonça e Miguel Victor Sarges Maciel, participantes do clube de robótica da “Nestor Nonato”.


Obra

O trabalho desenvolvido pela equipe da Escola Municipal Nestor Nonanto desperta a consciência crítica dos estudantes de forma interdisciplinar com o auxílio de projetos educativos de reciclagem e de reutilização de eletrônicos, o que permitiu a construção de um veículo elétrico sustentável movido a energia limpa e renovável.

Batizado de Nonatinho, o carro-robô é utilizado como ferramenta didática na aprendizagem de introdução da robótica educativa e sustentabilidade.


Autonomia

“A aplicação desse projeto é baseada no uso de estratégias de ensino que privilegiam a autonomia no aprendizado, por meio de resoluções dos desafios da robótica com as tecnologias disponíveis”, explica o professor Thiago.

"Os projetos asseguram oportunidade aos estudantes de desenvolverem diversas habilidades, dentre elas, a autonomia no processo de aprendizagem, o trabalho em equipe, a gestão do tempo, a organização do raciocínio lógico, o aprimoramento da coordenação motora e o estímulo à comunicação", afirma.

Entusiasta do projeto, Thiago não conteve a emoção com o anúncio da premiação. “Fiquei muito feliz, pois foi momento fundamental de troca de experiências e aprendizado ", festeja, acrescentando que “mostramos também a importância dos professores nas salas de Informática Educativa e de incentivar os estudantes da rede pública de ensino a participarem como protagonistas do processo educativo".


Comemoração

“Foi algo incrível na história da nossa escola, que vem se destacando com o ensino de robótica educacional, buscando a inclusão e o desenvolvimento pleno de cada um de nós”, comemora a estudante Lanna Evelyn dos Santos Siqueira.

A emoção também tomou conta do Miguel Victor de Sarges Maciel. “Estou muito feliz! Vê que todo nosso esforço valeu a pena é muito bacana. Foram dias incansáveis, mas conseguimos a vitória”.

A “Nestor Nonato” concorreu com 136 projetos que foram selecionados selecionados para a mostra, com a participação de várias cidades brasileiras e de outros países, a exemplo do México, Peru e Turquia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?