25/11/2019 às 16h10min - Atualizada em 25/11/2019 às 16h10min

Concurso fotográfico vai revelar as belezas de Rio Maria

Município do sul do Pará tem uma população de cerca de 17 mil habitantes

belem.com.br
Selma Amaral
A praia do rio Araguaia, já na divisa com o Estado do Tocantins, é uma das grandes atrações turísticas do Sul do Pará (Foto: Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Rio Maria)

O I Concurso de Fotografias denominado de “Click Ambiental” quer mostrar as belezas naturais de Rio Maria, município situado na região sul do Pará, com grande potencial da pecuária, agronegócio e turismo ambiental. Com a temática “Olhares do Rio”, o certame é uma promoção do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Rio Maria (Semmatur). Puderam se inscrever, até esta segunda-feira (25), estudantes com idade acima de 13 anos e pessoas moradoras da cidade que precisavam comprovar endereço.
 
O resultado do concurso sairá no dia 6 de dezembro. Os trabalhos selecionados serão publicados na internet para votação popular. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo de Rio Maria, Maraica Santos, o certame deve receber em torno de 20 inscrições. O vencedor em cada categoria, estudante e livre, ganhará um prêmio de R$ 500. O concurso foi aberto dia 12 e se estendeu até esta segunda-feira (25). As fotografias podiam ser feitas em máquinas profissionais, amadoras ou celulares.
 
O concurso é um mote para divulgar as belezas rurais e urbanas de Rio Maria. O município tem uma população acima de 17 mil moradores e se destaca na cadeia produtiva da pecuária com indústria frigorifica de corte com 300 empregos diretos e 200 indiretos, de laticínios, cinturão frutífero, comércio de ouro, produtos e serviços e vem descobrindo o turismo.
 
A secretária Maraica Santos informa que os pontos rurais estão sendo mapeados para controle e combate ao desmatamento, queimadas e ocupações irregulares. O trabalho ajuda muito, pois 75% de toda a área rural de Rio Maria seguem preservados. A região da Escalada é considerada uma das mais bonitas do município com suas cachoeiras e deve compor, juntamente com a praia do Rio Araguaia, já na divisa com o Estado do Tocantins, a Rota do Vale como grande atração turística do Sul do Pará.
 
Entre as curiosidades da economia de Rio Maria está a presença constante de visitantes do Oriente Médio, que vão ao local em busca da tecnologia do banco de sêmen dos gados Nelore e Senepol. “É uma tecnologia que os grandes criadores da pecuária de Rio Maria oferecem às comitivas de negociadores e nós acompanhamos esse processo porque faz parte do nosso trabalho de levantamento e mapeamento dessas propriedades localizadas nas áreas rurais de Rio Maria”, explica a secretária.
 
Na cidade, as ações acompanham a programação intensa de eventos religiosos com shows gospel que chegam a atrair mais de três mil pessoas à cidade. O concurso “Click Ambiental” está movimentando os estudantes. A meta da secretária é receber vinte fotografias. O resultado sai dia 6 de dezembro. O certame tem apoio da Prefeitura Municipal de Rio Maria e da iniciativa privada da cidade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?