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26/11/2019 às 10h57min - Atualizada em 26/11/2019 às 10h57min

Procon do Pará vai criar site para proteger consumidores

No endereço, os consumidores poderão bloquear as ligações indesejadas de telemarketing

belem.com.br
Agência Pará
A ideia do Procon é se basear em um projeto que já deu certo em outros Estados e semelhante ao portal nacional Não Me Perturbe (Foto: Ricardo Amanajás/ Agência Pará)

No primeiro semestre de 2020, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) deve pôr no ar um site para que os consumidores possam cadastrar seus números de telefone e assim evitar as ligações indesejadas de telemarketing. A ideia é se basear em um projeto que já deu certo em outros Estados e semelhante ao portal nacional Não Me Perturbe.
 
Outra opção é buscar o próprio Procon, pelo telefone 151 ou em sua sede na capital paraense, localizada no bairro do Marco. O cadastro no Não Me Perturbe, site oriundo de uma cooperação técnica entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que bloqueia esse tipo de contato em até 30 dias, também é desejável. As punições previstas às empresas que mesmo assim persistirem variam desde sanções administrativas a multas.
 
O autônomo Washington Brito já perdeu a conta de quantas ligações chega a receber em um mesmo dia. E o pior é que ele nem sabe para que ligam, já que as chamadas caem segundos depois de atendidas. "Eu sempre bloqueio, mas aparecem com outros números de DDDs de todo Brasil praticamente. Dia desses resolvi salvar esses números com mensagens motivacionais no telefone. Pelo menos, quando tocar, vou ler na tela algo de bom", brinca.
 
Ele nunca fez denúncia formal porque não consegue saber a autoria dos contatos. "Acho que falta uma mobilização maior para pressionar essas empresas que fazem isso, criar uma punição que faça com que parem", sugeriu.

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