02/01/2023 às 14h48min - Atualizada em 02/01/2023 às 14h48min

Família doa sangue e multiplica vidas no primeiro dia de coleta no Hemopa em 2023

A cabeleireira Adriana Ribeiro se uniu à mãe e tias, e procurou a unidade do hemocentro em Belém

Agência Pará
Essa família uniu forças e veio dar o exemplo na doação de sangue que salva vidas. (Foto: Agência Pará)

Nesta segunda-feira (02), a sede da Fundação Hemopa, em Belém, recebeu voluntárias com uma história de laços familiares e de amor que multiplicaram vidas no primeiro dia de coleta do novo ano. A cabeleireira Adriana Ribeiro, 23 anos, decidiu começar o ano fazendo o bem. A ideia agradou a mãe, Patrícia Melo, 51 anos, com mais duas tias.

“Já doei sangue várias vezes. Faço isso regularmente, pensando nas pessoas que precisam. Por motivo de trabalho, não pude doar em dezembro, por isso vim logo hoje para concluir as coletas realizadas ao longo de 2022 e minha mãe e tias aceitaram o convite”.

A jovem conta que sua primeira doação de sangue atendeu um pedido de um familiar que precisou de transfusão de sangue. “Desde então, sempre que tenho um tempo livre, doo sangue. Me sinto muito grata em ajudar outras pessoas. Doar sangue é rápido, a gente faz um cadastro, passa por uma triagem e, depois, se aprovado, efetiva a doação de sangue, que também é um processo bem rápido”.

A mãe da doadora, Patrícia Melo, tentou efetuar sua primeira doação de sangue, com o mesmo propósito de salvar vidas. “Me reuni com a família para começar o ano fazendo o bem. No início fiquei com receio porque nunca doei sangue. Aí, minha irmã falou que com essa atitude iria salvar muitas vidas. Então coloquei o medo de lado e viemos todas juntas. Mas, infelizmente não pude doar sangue, neste momento. Mas, não vou desistir. Vou cuidar mais da saúde e voltarei para tentar novamente. É muito importante esta iniciativa.  A gente sente aqui um acolhimento muito bom. Me senti especial”, comentou, ao revelar que uma de suas irmãs conseguiu efetivar a coleta de sangue.

Sensibilizada pelo ato de solidariedade latente na família Melo, a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, elogiou a atitude das voluntárias e incentivou este ato de amor ao próximo. “Que sirva de exemplo para que outras pessoas reservem um pouco do seu tempo para ajudar a quem precisa de transfusão de sangue na rede hospitalar. São gestos como este que inspiram e salvam vidas. Muito obrigada”, declarou.

Veja a programação de campanhas do desta semana:

Igreja Perpétuo Socorro (Campanha Externa)
Data: 03/01/2023
Horário: 8h às 17h
Local: Rod. Artur Bernardes, 459 – Telégrafo
Infraestrutura: Unidade móvel

Banco do Brasil (Campanha Externa)
Data: 04/01/2023
Horário: 8h às 14h
Local: Rod. Artur Bernardes, 459 – Telégrafo
Infraestrutura: Unidade móvel

Banco do Brasil (Campanha Externa)
Data: 05/01/2023
Horário: 8h às 14h
Local: Rod. Artur Bernardes, 459 – Telégrafo
Infraestrutura: Unidade móvel 

 Confira os critérios para a doação:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal);

- Ter mais de 50 kg;

- Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);

- Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;

- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?