05/01/2023 às 16h00min - Atualizada em 05/01/2023 às 16h00min

Elevado Daniel Berg recebe ação de limpeza da Seap

Cerca de 30 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel iniciaram os trabalhos

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Cerca de 30 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel iniciaram os trabalhos. (Foto: Uchoa Silva / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                     
Ano novo, cronograma novo. E assim a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS), promoveu a primeira ação do programa “Limpeza de Vias Públicas”. Desta vez foi a área do complexo viário Júlio César Ribeiro de Souza e do elevado Daniel Berg, localizado na confluência das avenidas Pedro Álvares Cabral e Júlio César, bairro de Val-de-Cans, em Belém, escolhida para receber a ação inicial de 2023.

Cerca de 30 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) iniciaram os trabalhos de recolhimento de lixo, capinação, roçagem e pintura do meio-fio na área do elevado Daniel Berg. Devido à extensão do terreno que abriga o Complexo Viário, a expectativa é de que o trabalho só encerre na próxima data do “Limpeza das Vias Públicas”, prevista para a próxima quarta-feira (11).

Presente na ação, o secretário adjunto de Gestão Operacional, Ringo Alex Frias, destacou que a ação coordenada pela DRS, tem contribuído no auxílio à sociedade e aos órgãos públicos municipais a manter o paisagismo e as melhorias nas vias públicas. Ringo avalia que a SEAP, dessa forma, contribui com a retirada de lixo, detritos e outros materiais das vias da capital paraense.

“Isso traz como resultado positivo também a redução da criminalidade nesses espaços que estão sendo limpos. Esse planejamento vai continuar em 2023, e essa é a primeira etapa deste novo cronograma e nas próximas semanas vamos intensificar em outros locais para que possamos colaborar com a limpeza de vias públicas aqui da capital”, garantiu o Ringo.

Belchior Machado, diretor da DRS, informou que as ações de 2022 encerraram com o trabalho feito na área da BR-316, e o novo cronograma já iniciou na primeira quarta-feira do ano de 2023. A previsão é de que toda quarta-feira, afirma o diretor, as equipes de custodiados estejam em algum ponto da cidade desenvolvendo ações de limpeza e manutenção de vias públicas.

Além de contribuir para a limpeza urbana, o trabalho desenvolvido também contribui para a ressocialização dos custodiados. “Isso garante uma oportunidade para que esse custodiado possa ajudar a sociedade, com isso ele tem mais vontade de trabalhar, se sente mais feliz, com a vontade de se tornar um egresso que não vai retornar ao sistema penitenciário”, destaca Belchior Machado.


Aprovação

Em todo local que o “Limpeza de Vias Públicas” chega, uma cena já se tornou comum de ver: a manifestação espontânea de populares, pedestres ou motoristas que passam e presenciam o trabalho dos custodiados pparabenizam pela importância da atividade que está sendo realizada. É o caso do gerente de eventos Dorivaldo Maia, de 50 anos, que vê como uma segunda chance para os custodiados a oportunidade de trabalho.

“A gente percebe que esses, de bom comportamento, estão tentando se reintegrar novamente diante da sociedade, e vamos cada vez mais acreditando no trabalho do governo. Eu vejo dessa forma, eu acho e acredito que cada vez mais o estado esteja numa evolução dentro do sistema carcerário. Eu acredito sim, que os sistema pode ressocializar qualquer pessoa”, ressaltou o gerente.

A professora aposentada, Floraci Góes, de 63 anos, também foi outra moradora da área que aprovou e apoiou o trabalho dos 30 internos da CPASI. Ela considera muito positivo ver os custodiados desenvolvendo uma atividade que beneficia a cidade, a sociedade e eles próprios.

“Eles precisam dessa atividade, ocupar a cabeça em vez de ficar pensando em fuga e coisas que não devem. Isso eles precisam fazer mais vezes. Eu, como cidadã, aprovo plenamente o trabalho deles”, finalizou a professora.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?