06/01/2023 às 09h00min - Atualizada em 06/01/2023 às 09h00min

Escola militar é reformada e entregue em Ananindeua

A obra da nova unidade escolar gerou 200 empregos diretos e 300 indiretos

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
A 10ª unidade escolar reconstruída pela Prefeitura de Ananindeua fará parte do Programa de Supervisão Militar Educacional (Sume), do Estado. (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará)

                                                                                                   
O Governo do Pará participou da entrega da reconstrução da Escola com Supervisão Militar Laércio Wilson Barbalho, no bairro Curuçambá, em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, nesta quinta-feira (5). A 10ª unidade escolar reconstruída pela Prefeitura de Ananindeua fará parte do Programa de Supervisão Militar Educacional (Sume), desenvolvido pelo Estado, que tem como objetivo atuar na prevenção da violência e no fortalecimento da instituição escolar, como espaço de preparação dos jovens para o futuro.

"Essa estrutura é especial, em um bairro especial. Certamente essa escola é uma referência para a inclusão, para a socialização, para permitir, por meio da educação, que nós possamos fazer do conhecimento o instrumento para a mudança social que apenas a educação permite que seja feita. Quero parabenizar a todos que fazem as ações cívico-militares, a partir da Polícia Militar, mas acima de tudo respeitando o ambiente pedagógico criado pela Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua".

A iniciativa Sume surgiu como um projeto em 2018, e foi transformada em programa (com caráter permanente) em 2022. A obra da nova unidade escolar gerou 200 empregos diretos e 300 indiretos em Ananindeua.


Prevenção

"Esse trabalho envolve uma grande cooperação da segurança pública com a educação, um trabalho que tem como objetivo a prevenção da violência, da criminalidade no espaço escolar, para o fortalecimento de vínculos com a família, pelo bem, pela paz, com o exercício da cidadania, e ainda em todas as questões que envolvem prepará-los ao longo de todo o período de formação da educação básica, para que venham ajudá-los em tomadas de decisões e atividades", disse o coronel Leno Carmo, coordenador estadual do Sume.

A diarista Rosângela Cristina Lima, moradora de Ananindeua, tem dois netos que estudam na escola, e destaca os benefícios da educação com supervisão militar. "Achei a escola muito linda. Quanto mais melhorias no ensino, os meus netos vão estudar melhor. Minhas filhas estudaram aqui na época que o governador Helder Barbalho era prefeito de Ananindeua, e desde essa época ele já olhava pela educação. Essa escola militar é uma coisa muito boa que colocaram aqui", contou ela durante a entrega da unidade.


Melhoria

A pedagoga Luana Martins dos Santos, que tem dois filhos matriculados na unidade, disse que o método utilizado é transformador. "Não tem nem comparação essa escola. É algo divino, que traz orgulho, ao mesmo tempo em que nos sentimos privilegiados por estarmos participando de tudo isso. Para mim, é uma revolução, porque senti mudanças nos meus filhos. Eles estão amando o método; é algo diferente. Nós nos sentimos muito protegidos. É uma educação exemplar. O momento é de agradecer ao governador Helder Barbalho por esse ensino de excelência, com grande compromisso com todos", ressaltou. 

A Escola com Supervisão Militar Laércio Wilson Barbalho é a 10ª unidade escolar no modelo Sume no Estado. Segundo dados da Polícia Militar, essa modalidade de ensino leva à redução dos índices de violência e à queda da evasão escolar, além de garantir melhoria no aprendizado e no comportamento disciplinar dos estudantes. 

Também participaram da entrega da escola o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos; a deputada federal eleita Alessandra Santos; os deputados estaduais eleitos Bob Flay, Fábio Freitas e Eric Fonseca, e o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?