07/01/2023 às 12h00min - Atualizada em 07/01/2023 às 12h00min

Reeducação alimentar orientada é prática ideal para perder peso

Sespa alerta sobre riscos de dietas milagrosas ou modismos alimentares

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Alimentação balanceada é a chave para conseguir bons resultados. (Foto: Ascom / HJB)

                                                                                                                                                                        
Uma resolução comum na virada de ano é tentar adotar medidas saudáveis, como realizar atividades físicas e iniciar nova dieta. Porém, geralmente essas expectativas viram frustração diante das dificuldades de manter uma vida saudável além dos primeiros dias de janeiro. Por isso, há informações fundamentais para manter uma dieta equilibrada de forma mais duradoura e sustentável.

Entre os principais erros de uma dieta está acatar a proibição completa de certos alimentos como medida emergencial para chegar a resultados imediatos. Membro da Coordenação de Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a nutricionista Taise Lucena explica a relação com alimentos e uma dieta saudável. 

“A nutrição sempre busca reforçar que não existem alimentos proibidos. Uma alimentação equilibrada traz benefícios em longo prazo para o indivíduo. Porém, conforme preconiza o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, os alimentos são classificados como in natura e minimamente processados, processados e ultraprocessados, devendo o consumo dos dois últimos ser com moderação”, informou. 

A nutricionista também acrescentou que o alerta no corte abrupto de certos alimentos pode ser prejudicial, ao invés de contribuir com a saúde. “Os alimentos fornecem nutrientes essenciais para o nosso organismo, por isso devemos ter muito cuidado quando deixamos de consumi-los com o único objetivo de perder peso de forma imediata”, ressaltou a nutricionista.

Outra armadilha comum é adotar dietas da moda, com muitas restrições alimentares, sem instrução profissional e pleno conhecimento do que funciona em cada corpo, ou mesmo sem levar em conta questões regionais, que podem inviabilizar ou dificultar a viabilidade do prosseguimento em longo prazo.


Sem "milagres"

“É comum que dietas para emagrecer sejam confundidas com a alimentação saudável ou que sejam capazes de provocar algum ‘efeito milagroso’ em curto prazo no nosso organismo. Esse pensamento pode impulsionar o emprego de modismos ou certos padrões de comportamento alimentar inadequados, que acabam sendo adotados simplesmente por entusiasmo. Geralmente, estas dietas não condizem com a realidade dos hábitos alimentares das pessoas. Elas geram uma falsa expectativa com relação à quantidade da perda peso em pouco tempo”, acrescentou.

Mais eficiente e vantajoso para a saúde do que a adoção de uma dieta restritiva ou “da moda” é fazer a reeducação alimentar. Diversos problemas de saúde podem ser ocasionados pelo uso incorreto de qualquer tipo de dieta, principalmente quando essa adoção é feita sem a orientação de um nutricionista.  

“É importante frisar que o processo de reeducação alimentar deverá acontecer de forma gradativa, respeitando sempre os hábitos alimentares de cada indivíduo, reforçando ainda que não devemos realizar dietas restritivas ou acreditar que existam alimentos e medicamentos milagrosos”, orientou Taise Lucena.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?