07/01/2023 às 18h00min - Atualizada em 07/01/2023 às 18h00min

Estado entrega equipamentos de segurança em Barcarena

Foram entregues lancha, coletes balísticos e anúncio da construção de nova delegacia

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Foram entregues lancha, coletes balísticos e anúncio da construção de nova delegacia. (Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará)

                                                                                                                                                    
Com objetivo de reforçar a segurança pública em Barcarena, no Baixo Tocantins, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) assinou, nessa sexta-feira (6), a ordem de serviço para a construção da nova delegacia de Polícia Civil do município. Na ocasião, também foram entregues uma lancha 350 HP para órgão de segurança estadual e coletes balísticos para o órgão municipal de trânsito. 
 
“Hoje, estamos tendo a oportunidade de avançar para um importante conquista em Barcarena, recuperar uma agenda que o povo da cidade muito aguardava: uma nova delegacia, assinando a ordem de serviço para que Barcarena tenha hoje a mais moderna delegacia do Pará. A obra será iniciada imediatamente e compõe o plano de segurança do Governo do Estado. A única forma que tenho de retribuir a confiança de vocês é entregando equipamentos públicos de qualidade para população. Ser o governador mais votado do País também traz muitas responsabilidades. Além das obras, também estamos reforçando o grupamento fluvial com uma lancha equipada para combate as ilegalidades em Barcarena, um investimento de R$ 600 mil para policiar os furos, os rios de Barcarena".

Lancha - O policiamento nos rios de Barcarena também foi reforçado com a entrega de uma lancha 350 HP.  A embarcação é completa e adequada para receber o efetivo que fará o trabalho a bordo atendendo as demandas da população ribeirinha.

Coletes - Ainda durante a agenda, o governador Helder Barbalho fez a entrega de 16 coletes balísticos para o órgão municipal de trânsito de Barcarena.  A iniciativa esta entre os eixos da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (PEOSP), publicada no Plano Estadual de Segurança Pública, cujo objetivo é aproximar e estruturar os órgãos municipais de trânsito que atuam de forma integrada no Estado. 

Para o motorista José Corrêa, morador de Barcarena, os novos equipamentos públicos vão trazer mais segurança aos moradores do município. “Vai ser muito importante para a população, para os ribeirinhos, que necessiam de uma segurança a mais, inclusive por aqui tem muitos assaltos de piratas na região ribeirinha que é muito extensa, então isso vai ser muito importante para populacão de Barcarena e o Pará todo” , disse ele, que acompanhou as entregas na tarde de hoje.

“Nós estamos trazendo à Barcarena mais segurança, construindo integralmente a antiga delegacia da cidade para que a possamos dar mais conforto aos nossos servidores e também atender a população. É uma obra de R$ 2 milhões, mas também estamos entregando uma lancha condizente com a realidade de Barcarena que tem um porto inportantissimo para o Estado. Além disso, também contemplando o órgão de trânsito de Barcarena com coletes balÍsticos para que os agentes possam desenvolver suas atividades com segurança “, ressaltou o Secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.

Comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel Dilson Júnior, destacou que nova lancha também vai auxiliar os trabalhos de policiamento fluvial na região. “A lancha é um equipamento essencial para fazer o policiamento de ações preventivas e repressivas da região de Barcarena, especialmente porque ela tem áreas rios e ilhas, e a pirataria é intensa aqui. Mas agora com esse reforço deste equipamento moderno, com motor novo, isso demonstra que o Governo do Estado tem uma atenção especial para essa região”, disse o comandante, que acompanhou o chefe do Executivo Estadual na agenda püblica. 

O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, ressaltou a importância da parceria entre Estado e Prefeitura para desenvolvimento da cidade. “Quero lhe parabenizar pelas conquistas nas eleições, pois você foi o governador mais votado do Brasil, tenho certeza de que isso tudo é reflexo do trabalho que vossa excelência fez pelo Pará. Desde 2019, quando assumiu o governo, Helder fez profundas transformações no Estado. Pegamos um Estado destruído na educação, mas hoje observamos quanto o governador tem feito para melhorar o Estado. Nós também já avançamos bastante na questão da segurança também com novos policiais e delegacias”, disse o gestor municipal. 

O governador Helder Barbalho esteve acompanhado pelo senador eleito Beto Faro, pelo Ouvidor-Geral do Estado, Arthur Houat, presidente da Jucepa, Cilene Sabino, secretário-adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz, deputado estadual eleito, Luciano Ogawa, e vereadores de Barcarena, deputada estadual, Ana Cunha.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?