11/01/2023 às 15h00min - Atualizada em 11/01/2023 às 15h00min

Governo entrega a 'Praça do Produtor' em Floresta da Araguaia

A cidade tem mais de 22 mil habitantes e é conhecida mundialmente como a "Capital do Abacaxi"

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
A estrutura completa tem um quilômetro de extensão. (Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                                                               
Além de ser considerado o maior produtor de abacaxi do Brasil, o município de Floresta do Araguaia passa a ser conhecido como o detentor de uma das maiores praças de entretenimento da região sul do Estado. A Praça do Produtor, como é simbolicamente conhecida, foi entregue nessa terça-feira (10)  pelo governador do Pará, Helder Barbalho, aos mais de 22 mil habitantes do município. O novo espaço de lazer conta com modernos equipamentos, academia ao ar livre, playground, fontes luminosas, lago ornamental, estacionamento, monumentos históricos, trazendo qualidade de vida para quem mora ou visita Floresta do Araguaia. 

“A entrega da Praça do Produtor é um capítulo muito importante, que deixa o local mais bonito e servirá de ponto de encontro e cartão postal para a cidade, elevando a autoestima dos habitantes. Que famílias de Floresta possam se encontrar aqui. Seguimos avançando, cada vez mais, com obras de estruturação nas estradas vicinais, que permitam o escoamento do nosso abacaxi. Que Floresta do Araguaia seja cada vez melhor”, disse o governador do Pará, Helder Barbalho. Ainda na cerimônia de entrega da Praça do Produtor, o chefe do executivo paraense anunciou a obra para pavimentar as duas vias do entorno do espaço, que hoje são de bloquetes. “Vamos deixar essa cidade ainda mais bonita”, concluiu Helder Barbalho.

Com mais esse investimento do Governo estadual, em parceria com o município, orçada em mais de R$ 2,5 milhões, a paisagem no bairro Centro foi totalmente modificada. Quem aproveitou o primeiro dia de funcionamento do espaço foi a família Nascimento. 

“Aqui ficou ótimo, muito bom! Antes, não havia nenhum espaço de lazer. Eu tinha que entreter as crianças em casa, na parte do quintal para poder oferecer algum conforto. Ou quando pediam para brincar na rua, eu precisava ficar atenta para evitar algum acidente. Mas agora a situação mudou. Fica todo mundo feliz”, enfatizou a lavradora Julia Nascimento.

Quem também ficou feliz foi a sua filha, a pequena Maiane Alves, de 9 anos. “Eu gostei muito da parte do parquinho. Eu achei muito bonito. Até lá embaixo é maravilhoso. Antes eu brincava em casa, agora eu posso conhecer outros amigos, além de fazer muitas fotos bonitas”, disse a estudante com um sorrisão no rosto.

A estrutura completa tem um quilômetro de extensão. Além do lazer, a obra histórica já chegou movimentando a economia. Além de fomentar mais de 160 empregos na construção, agora, os comerciantes poderão contar com a movimentação de frequentadores. 

“Antigamente, quando não existia a estrutura, era bem difícil. Agora, com a construção, tudo vai mudar. Estamos com uma boa expectativa. Agora é trabalhar mesmo, com força, e conquistar um futuro melhor”, disse a proprietária de uma sorveteria localizada no espaço, Cíntia de souza. 

“Sem sombra de dúvidas é um grande investimento, uma obra histórica do nosso governador Helder aqui em Floresta. Essa praça vai ser um lugar de saúde, entretenimento para o nosso povo. Essa é a praça mais linda do sul do Pará. Todo comércio local será afetado positivamente, fomentando a economia dos pequenos e médios empresários”, enfatizou a prefeitura do município de Floresta do Araguaia, Majorri Santiago.


O município

Conhecida mundialmente como “A Capital do Abacaxi”, Floresta é o município que mais produz a fruta no Brasil, registrando a produção de mais 200 milhões de frutos por ano; com safra intensa de dezembro a maio. Todos os dias, cerca de 60 caminhões saem carregados para vários lugares do Brasil. Floresta do Araguaia ainda é sede da maior indústria de suco concentrado da fruta do país, com capacidade de quatro mil toneladas/mês, exportando para os países da União Europeia, NAFTA, Liga Árabe e Mercosul. O município é novo, foi efetivamente emancipado administrativamente com a posse de Francisco José Medeiros Barbosa, prefeito eleito, com gestão a partir de 1º de janeiro de 1997.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?