19/01/2023 às 13h25min - Atualizada em 19/01/2023 às 16h30min

'Estimulação Precoce' garante desenvolvimento físico a reabilitandos

Terapia é conduzida por equipe multiprofissional e visa assegurar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com paralisia cerebral

Ag.Pará
O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). (Foto: Divulgação)

Entre as variadas atividades oferecidas no serviço em saúde no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, está a “Estimulação Precoce”. Conduzida por uma equipe multiprofissional, essa terapia objetiva consolidar, em tempo hábil, o desenvolvimento neuropsicomotor, que potencializa a postura, o caminhar e o ficar de pé em crianças com paralisia cerebral.   

Realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) do CIIR, a atividade tem suportes que auxiliam na terapia, como a “gaiola de habilidades” e a “estratégia elástica”, que juntas, trabalham a marcha em lateralidade, trocas posturais e a descarga de peso, além do equilíbrio corporal, controle de tronco e cervical.   

Moradora do município de Portel, na ilha do Marajó, a dona de casa Regina Rodrigues, de 33 anos, traz a pequena Camilly Queiroz, de apenas dois anos, para acompanhamento no CIIR. Por conta da paralisia cerebral, a garotinha tem algumas dificuldades, entre elas, em dobrar os joelhos. A terapia condiciona os marcos do desenvolvimento como controle de cabeça, rolar, sentar, engatinhar, as trocas posturais e bipedestação, que é a posição ereta apoiado em ambos os pés, além de melhorar os reflexos, principalmente, nos membros superiores.  

“Como forma de potencializar a terapia, também são adicionados aos exercícios, os recursos lúdicos, para melhor realizar os treinos com a usuária, e gerar o ganho de força, apreensão e tato, bem como trabalhamos texturas diferentes para que ela segure os objetos e realize o explorar e a busca pelos recursos no ambiente”, pontua o fisioterapeuta Paulo Oliveira. 

Estrutura - O CIIR oferece assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).  

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?