26/01/2023 às 12h00min - Atualizada em 26/01/2023 às 12h00min

Projeto oferece curso gratuito para público LGBTQIA+

Janeiro é voltado à comunidade trans

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom
O projeto foi contemplado na quarta edição do Edital LGBT+ Orgulho, iniciativa do Instituto +Diversidade em parceria com o Itaú. (Foto: Divulgação / Ascom)

                                                                                                                                                                
O projeto Gastronomia do Amanhã, realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), em sua nova edição, ministra cursos gratuitos de gastronomia e empreendedorismo para o público LGBTQIA+. O objetivo é proporcionar oportunidade e inclusão, além de inserir essas pessoas no mercado de trabalho. As aulas iniciaram na segunda, 23 de janeiro e seguem até sexta-feira (27), no bairro de São Brás, em Belém.

O projeto foi contemplado na quarta edição do Edital LGBT+ Orgulho, iniciativa do Instituto +Diversidade em parceria com o Itaú. O edital seleciona iniciativas que possuem resultados mensurados e ações possíveis de serem replicadas por outros projetos em diversas localidades, como é o caso do Gastronomia do Amanhã, que já passou por mais de 25 municípios. Esta edição, passará ainda pelos municípios de Ananindeua e Abaetetuba.

Dados divulgados pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, no ano de 2020, mostra que apenas 13,9% de mulheres trans e travestis possuíam empregos formais. Já entre os homens trans, o percentual foi um pouco maior, totalizando 59,4%. Os dados mostram que a iniciativa é um exemplo positivo de política pública que tenta reverter esse cenário secular de exclusão.

“Com a profissionalização dessas pessoas, conseguimos aumentar a qualificação e, principalmente, atuar de forma afirmativa na empregabilidade de pessoas LGBTQIA+”, comenta a presidente do ICAA, Liane Gaby.

Bárbara Pastana, mulher trans e presidenta do movimento LGBTQIA+ no Pará, fala sobre a relevância e atuação do projeto dentro desse público. “Em nossa sociedade é de suma importância que existam projetos e empresas que possam fazer estes trabalhos sociais, que contribuem pra vida de pessoas invisibilizadas.” Ela diz ainda que o projeto abre portas para o público LGBTQIA+ que está fora do mercado de trabalho. “O Gastronomia do Amanhã para nós trás para nós oportunidade de mostrar que podemos somar com o mercado de trabalho”.

O curso segue na próxima semana com uma nova turma, no período de 30 de janeiro à 03 de fevereiro, na Vila da Barca, bairro do Telégrafo, em Belém.


Atividades

O cronograma do projeto, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social com oficinas de mercado e cozinha, conta com cinco dias de oficinas, divididos em dois turnos (manhã e tarde), sendo quatro de aulas teóricas e práticas e, no quinto e último dia, o resultado de todo esse processo será compartilhado com o público em uma mostra gastronômica, com a entrega de certificados.

Para mais informações, é possível acessar as redes sociais do projeto (@gastronomiadoamanha).


Serviço

Assunto: Gastronomia do Amanhã 2022
Local: APPD Belém (Passagem Alberto Engelhard, 213 – São Brás)
Data: De 23 à 27 de janeiro


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?