04/02/2023 às 15h00min - Atualizada em 04/02/2023 às 15h00min

Semas prevê chuvas acima do índice normal até o mês de abril

O Boletim dá informações e previsões climáticas baseadas na análise dos campos atmosféricos e oceânicos

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
No prognóstico de precipitação para este mês de fevereiro há indicativo de chuvas acima do normal. (Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                                               
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou informações, nessa sexta-feira (3), por meio do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, sobre o Boletim de Análise e Previsão Climática. Até o mês de abril, há previsão de chuvas acima do normal, em todo o território paraense, o que caracteriza o popularmente chamado inverno amazônico. 

O Boletim dá informações e previsões climáticas baseadas na análise dos campos atmosféricos e oceânicos e ainda nos resultados dos modelos globais de previsão climática, entre outros parâmetros observados. A análise também monitora as cheias de rios no Estado.

Na previsão climática para o Estado está exposto que o acumulado de chuvas no trimestre, de fevereiro até abril, haverá predomínio de chuvas nas categorias acima do normal e muito acima do normal no extremo norte do Pará, incluindo a Região Metropolitana de Belém, e acima do normal entre a porção norte e central. Na faixa sul, onde está o município de Conceição do Araguaia, por exemplo, o acumulado do trimestre evidencia oscilação entre as categorias normal e abaixo do normal. 

Os meteorologistas da Semas destacam também, no monitoramento de cheias das principais bacias hidrográficas do Pará, que o município de Marabá, na região do sudeste do Pará, com nível atual em torno de 8,30 metros, está na categoria de atenção para inundação. Neste local, estima-se que entre a última semana de fevereiro e a primeira semana de março a cota de alerta de 10 metros seja atingida, mas não apresenta condições para ocorrência de cheias históricas acima de 12 metros.


Fevereiro

No prognóstico de precipitação para este mês de fevereiro há indicativo de chuvas acima do normal em grande parte das porções central e norte do estado. A exceção fica para o sul do Pará e uma área entre o Baixo Amazonas e o oeste do Marajó, que devem apresentar chuvas na categoria normal. Não se descartam pontos isolados no sul do estado com chuvas na categoria abaixo do normal. 

Os meses de março e abril terão chuvas na categoria acima do normal, que deverão prevalecer na porção norte do estado. O extremo Sul do Pará deve oscilar entre chuvas nas categorias normal e abaixo do normal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?