06/02/2023 às 09h29min - Atualizada em 06/02/2023 às 10h30min

Ophir Loyola reforça a importância da mamografia no combate ao câncer de mama

Percentual de mortes pela doença diminui de 15% a 45% em pacientes que se submetem à mamografia

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag.Pará
A mamografia deve ser realizada anualmente por mulheres e homens transgêneros não mastectomizados.

Com o objetivo de reforçar a importância da realização do exame de mamografia, principal meio de detectar precocemente o câncer de mama, foi instituído por Lei no Brasil, o Dia Nacional da Mamografia, celebrado anualmente em 5 de fevereiro. O exame consiste numa radiografia rápida e segura, e tem como propósito rastrear a neoplasia maligna de mama por meio da identificação de nódulos nos seios, antes mesmo de serem palpáveis. Além de ser o segundo tipo mais comum entre as mulheres, estima-se que, em 2023, o câncer de mama apresente mais de 73 mil novos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer  (Inca). No Pará, devem ocorrer 1.020 casos no mesmo período, uma taxa estimada de 22,83 casos novos a cada 100 mil habitantes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o índice de mortes por câncer de mama pode diminuir de 15% a 45% em pacientes que realizam o exame periodicamente. O exame não previne a doença, mas é essencial na identificação do tumor ou alterações na mama em estágios iniciais, reduzindo procedimentos agressivos no tratamento, e principalmente, aumentando as chances de cura do paciente.


Segundo a mastologista Camila Loureiro, do Hospital Ophir Loyola (HOL), referência em oncologia no Estado do Pará, a cura pode chegar a até 98% em casos de detecção precoce e tratamentos menos agressivos. “A mamografia é o principal instrumento que temos para a prevenção precoce do câncer de mama na população, sendo capaz de fazer diagnóstico em casos que ainda não causaram nenhum sintoma. Considerando-se que o câncer de mama é o principal tipo de câncer que acomete mulheres cisgênero no mundo, por isso o exame de mamografia é fundamental”, explicou a mastologista. 

Recomendação - A especialista explica ainda que a mamografia também deve ser realizada anualmente por todas as mulheres e por homens transgêneros não mastectomizados, sem sintomas e sem histórico familiar, a partir dos 40 anos de idade. No Brasil, temos uma alta incidência de câncer de mama entre os 40 e 49 anos.

Não é necessário uma consulta com o especialista para que a mamografia seja solicitada, médicos generalistas podem fazer o pedido da mamografia, seja em casos de rotina ou mesmo quando houver a suspeita clínica de alguma doença mamária. No  Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser solicitadas em Unidades de Saúde ou por profissionais de Estratégias de Saúde da Família (ESF). 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?