09/02/2023 às 14h37min - Atualizada em 09/02/2023 às 15h30min

Entorno do canal da Visconde de Inhaúma recebe limpeza, lavagem e paisagem

A Prefeitura realizou ação de combate a entulhos no bairro da Pedreira

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag.Belem
A Prefeitura realizou ação de combate a entulhos no bairro da Pedreira. / Foto: ASCOM Sesan

Para eliminar definitivamente o ponto crítico de descarte irregular de lixo e entulho no canal da travessa Visconde de Inhaúma com a tv. Mauriti, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), realizou uma grande limpeza no local e em seguida plantou espécies vegetais e promoveu ações de educação ambiental na área, nesta quarta=feira, 8.

A Sesan mobilizou cerca de 30 trabalhadores, que fizeram a retirada de lixo e entulho do local, realizaram a lavagem, em seguida o paisagismo e conscientização dos moradores do entorno para a importância do manejo e destino correto do lixo. A operação conjunta contou com a mão de obra dos agentes de limpeza, da educação ambiental e do paisagismo.

Colaboração - O coordenador do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GTEA) da Sesan, Mauro Ribeiro, explica que a população precisa ajudar a manter o local limpo. "A nossa ação consistiu em retirada de resíduos inertes (entulho) e resíduos sólidos urbanos, conhecido popularmente como lixo, depois o paisagismo. Associado a esses serviços os educadores ambientais conversaram com moradores sobre a necessidade de colaborarem com a cidade, deixando seus resíduos nos dias e horários de coleta", informa Mauro Ribeiro.

Ele também ressaltou que a Sesan mantém o Zap Entulho ( 91 98499-0059), que os moradores podem acionar para retirada de até um metro cúbico de material inerte por residência.

Outra ajuda muito importante que  população pode contribuir para manter a cidade limpa, enfatiza Mauro Ribeiro, é separar os materiais reciclados para destinar a catadores e cooperativas. "A população pode também fiscalizar e denunciar tanto quem suja, como denunciar a falha de coleta. Nos colocamos à disposição da comunidade para realização de oficinas e outras ações educativas", informa Ribeiro.

População apoia a ação

No local onde havia o lixão é uma área de muitos comércios e fica próximo de escola, praça e residências. O motorista e vendedor Luís Rodrigues, 45 anos, mora há quatro anos na área. "Este local se tornou um lixão. Antigamente era em frente à escola, depois passou para o lado do poste e logo foi para o outro lado fechando meia pista da Mauriti. Com essa ação espero que melhore e que tenha fiscalização. Até os comerciantes descartam lixo porque acham que é comum jogar aqui. Vamos torcer para que tudo dê certo", conta o motorista e vendedor Luís Rodrigues, 45 anos, que mora há quatro anos na área.

Outro morador que compartilha da mesma opinião é o aposentado Ismael Nunes, há 10 anos morando nas proximidades. "Há anos esse lixão vem prejudicando os moradores. Se continuar com essa ação vai melhorar e muito. Mas precisa haver fiscalização constante", afirma o aposentado.

Belém Bem Cuidada

Dando prosseguimento ao projeto Belém Bem Cuidada, da Prefeitura de Belém, novas ações de eliminação de pontos críticos já estão programadas. A próxima será na rua Augusto Corrêa, no bairro do Guamá.

Nos últimos dois anos foram quase 385 mil casas e comércios visitados pelos 60 educadores ambientais da Sesan e cerca de 50 pontos críticos na cidade foram eliminados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?