10/02/2023 às 08h55min - Atualizada em 10/02/2023 às 11h00min

Guarda Municipal de Belém vai implantar a "Patrulha da Mulher"

A implementação da "Patrulha da Mulher" voltou a ser debate entre os órgãos municipais

Com edição da Redação Belem.com.r
Ag.Belem
A implementação da "Patrulha da Mulher" voltou a ser debate entre os órgãos municipais. / Foto: Thais Veiga-ASCOM GMB

A implementação da Patrulha da Mulher voltou a ser debate entre os órgãos municipais, que compõem a rede de proteção contra a violência de gênero na capital paraense. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira, 9, na sede da Guarda Municipal de Belém, no bairro do Marco.

Participaram da reunião, a coordenadora da Mulher de Belém (Combel), Nivia Noronha; a titular da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), Jane Gama; a coordenadora do Núcleo de Atenção à Guarda Feminina, inspetora Maria José; representantes da Coordenadoria Antirracista (Coant) e do Gabinete de Gestão Integrada, além dos inspetores e coordenadores dos departamentos da GMB, os quais trabalham diretamente com os casos de ocorrências dessa natureza.

O inspetor-geral em exercício, Sindeval Bittencourt, abriu a discussão, destacando a importância da criação da Patrulha da Mulher. "Nossa Guarda Municipal vem atuando para combater ações violentas contra a mulher, contudo precisamos ampliar e criar novas ações e estratégias de proteção para diminuir os casos. Agradeço a todos que estão colaborando para que esse projeto se torne realidade", disse Bittencourt.

Prioridade

"Uma das prioridades da gestão é o combate aos crimes contra mulheres, para que, desta forma, haja mais segurança e, em alguns casos, para que vidas sejam poupadas. Assim, precisamos dessa união para intensificar estratégias e ações para combater e reprimir tais atos violentos", destacou Nivia Noronha, durante a explanação do projeto.

A coordenadora da Diversidades Sexual (CDS), Jane Gama, disse que sente uma satisfação muito grande por ter sido convidada a integrar as discussões e elaboração desse serviço na área de violência doméstica e sexual. "Agradecemos o convite e afirmo que estamos juntos nesse resgate da dignidade das vítimas de violência doméstica e sexual do município".

Avanços

De acordo com o subinspetor da Divisão de Operações (Dop) da GMB, Élcio Vale, mediador do encontro, a reunião permitiu avançar nas discussões iniciadas em 2022 e todos os apontamentos feitos após a apresentação da proposta deverão ser ajustados, para serem apresentados no próximo encontro.

“Avançamos e agora vamos elaborar a matriz de atendimento e capacitação dos guardas municipais, para que logo possamos colocar em prática as ações da Patrulha da Mulher," concluiu o subinspetor. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?