10/02/2023 às 13h30min - Atualizada em 10/02/2023 às 13h30min

Estudantes da rede pública estadual atingem boas pontuações no Enem 2022

A pontuação dos estudantes paraenses superou 900 pontos

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Alunos paraenses conquistaram notas muito boas no Enem 2022. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                                                

Essa quinta-feira (9) foi de expectativa e comemoração para alunos da rede estadual pública de ensino, que tiveram bons desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os resultados foram divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com a média do Enem é possível concorrer a vagas em universidades públicas e particulares de todo o País, e até mesmo no exterior. Em Belém, a estudante Ana Bella Santiago Mendes Chaves, 17 anos, que foi aluna da Escola Estadual Armando Fajardo, em Ananindeua, comemorou a nota 980 na redação deste ano, cujo tema foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Por muito pouco ela não alcançou a nota máxima, que é 1.000 pontos. Já na média geral, a estudante ficou com 755 pontos. A ansiedade agora é por uma vaga no curso de Medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA) ou Universidade do Estado do Pará (Uepa), onde ela aguarda os resultados dos vestibulares e pode ingressar como cotista.

"Eu fiquei muito feliz e surpresa ao ver minha nota da redação. Esperava uma média boa, mas foi melhor do que poderia imaginar. A minha escola foi fundamental, pois podia reforçar e exercitar não só os assuntos da prova do Enem, como também receber auxílio para a redação. Minha professora de Língua Portuguesa me estimulava bastante com o domínio gramatical. Eu também pude estudar em casa, e tive a oportunidade de fazer cursinho preparatório para redação. Mas minha formação na escola me ajudou bastante. Sou muito grata a todos", contou Ana Bella.

Já a estudante Sabrina do Rosário Mota, 19 anos, que frequentou as aulas no Polo Metropolitano Pré-Enem, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), alcançou a nota 940 na redação e 734,47 na média geral. Com o bom desempenho nas notas, agora ela aguarda os resultados dos vestibulares da UFPA, onde tenta uma vaga no curso de Fisioterapia, e da Uepa, onde pretende cursar Medicina.

"Faço uma avaliação muito boa do cursinho. Eu tive excelentes profissionais e professores, que me apoiaram do início ao fim. Bons seres humanos, que me deram forças e que têm amor a sua profissão. Sou muito grata a eles. Além de estudar no cursinho, também estudava em casa, com as orientações deles. Foi bem proveitoso", ressaltou a estudante, que frequentou as aulas entre os meses de maio e novembro do ano passado, em Belém. Sabrina estudou na Escola Estadual Ramiro Olavo, no bairro da Guanabara, em Ananindeua, onde terminou o ensino médio. Portanto, ela pode conseguir vaga como cotista.


Polo Enem

Coordenador de Ações Enem da Seduc, o professor Diego Maia contou que a Secretaria vem obtendo resultados excelentes na preparação dos estudantes paraenses. "O Programa Enem Pará vem executando, desde 2020, ações preparatórias ao Exame. Nas Usinas da Paz atendemos com o nosso Pré-Enem e Pré-Vestibular, semanalmente, todas as nossas disciplinas, de segunda a sábado. Mas também atendemos disciplinas específicas, como Matemática e Redação, focando nas linguagens e nos números. Isso tem se repetido em resultados bastante positivos. Já atendemos também, via plataforma digital, a população que vive no interior, e disponibilizamos o Enem Pará Itinerante, dando as principais dicas que sempre aparecem nas provas", informou o professor. 

Diego Maia ressaltou ainda que as ações, como o cursinho do Polo Metropolitano Pré-Enem, voltado para pessoas de baixa renda, continuam cumprindo a missão de acesso ao ensino superior a muitos estudantes da rede pública.

"Também podemos ressaltar o grande trabalho do nosso cursinho no Polo Metropolitano, onde já atendemos mais de mil alunos. No ano passado tivemos mais de 500 aprovações, e esperamos que neste ano tenhamos novamente um grande resultado. Por enquanto, temos os resultados das notas gerais do Enem. Temos alunos com notas de redações próximas de mil, alunos com notas gerais extremamente excelentes. A expectativa agora é pelos resultados dos listões da UFPA, Uepa e Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia). Tenho certeza de que a Seduc terá grandes resultados dos nossos estudantes da rede pública estadual, nessa ação do Governo do Pará", completou o educador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?