21/02/2023 às 13h11min - Atualizada em 21/02/2023 às 13h11min

Recém-nascidos fazem ensaio de fantasias de Carnaval em Barcarena

Ação proporcionou às mães uma atividade terapêutica para amenizar a espera do tratamento dos bebês

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag.Brasil
Ação proporcionou às mães uma atividade terapêutica para amenizar a espera do tratamento dos bebês. Foto: Divulgação.
Neste Carnaval, o termômetro da fofura explodiu no Hospital Materno Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), no interior paraense. É que os recém-nascidos internados na unidade também terão um momento para registrar a festa de momo de 2023 com muito estilo, vestidos com fantasias carnavalescas produzidas na própria unidade. De super-heróis a temas tradicionais como palhacinhos, florzinhas e joaninhas, as vestimentas foram confeccionadas pelas mães dos pequenos usuários, em oficina terapêutica.

A iniciativa faz parte de uma ação humanizada com o objetivo de amenizar a dor, a angústia e a ansiedade durante o período de hospitalização de mãe-bebê. A produção contou com o apoio da enfermagem e da equipe multiprofissional do HMIB.

“Disponibilizamos material para a confecção das fantasias. Durante a semana, as mães passaram a fazer a produção para os bebês usarem durante esse Carnaval. A ação contribuiu para a autoestima das mães que puderam ver seus filhos, mesmo hospitalizados, participando das datas comemorativas de alguma forma, como o Carnaval”, explicou a gerente assistencial do HMIB, Kérina Quaresma.   

Experiência- A dona de casa Flaviana dos Santos Miranda, de 22 anos, é mãe da pequena Ágatha. A bebê nasceu com má formação no esôfago e foi transferida para unidade para realizar o tratamento. Ela segue internada na UTI neonatal no momento sem previsão de alta. “Ficar com o bebê na UTI traz muita tristeza. A gente, como mãe, fica imaginando diversas situações ruins. E, a atividade da terapia ocupacional ajuda a desviar o foco de estar preocupada o tempo todo pensando no bebê.  É claro que não tem como esquecer, mas ajuda a distrair”, comentou.

Paloma Milene Costa, de 20 anos, trabalha como atendente de loja, em Tailândia. Ela está na unidade acompanhando sua filha Aylla Maria, que nasceu prematura e foi transferida para o HMIB para tratar infecção neonatal, icterícia e, ainda, reganhar peso.  “O momento da oficina terapêutica ajudou a distrair a mente nesse momento de internação, fez eu ter contato com outras mães e ver que não estamos sozinhas. A ação me ajudou a ficar menos tensa e traz recordação de nossos bebês”, disse.

Ação - As atividades terapêuticas ainda, proporcionam um momento de relaxamento, concentração e inspiração. “Elas ajudam a conectar com os processos mentais e podem funcionar como uma “válvula de escape” para o estresse do dia a dia. No ambiente hospitalar, pode ajudar a amenizar a ansiedade que a internação causa nas mães dos bebês internados na UTI e UCI neonatal. Auxiliando no processo de fortalecimento de vínculo mãe-bebê”, observou a psicóloga Larissa Ribeiro.

As atividades terapêuticas da unidade atuam sendo responsáveis pelos cuidados ligados ao desenvolvimento do bebê, a orientações aos pais e profissionais, além disso, está diretamente relacionada à humanização. Veja algumas fotos do ensaio:



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?