23/02/2023 às 12h00min - Atualizada em 23/02/2023 às 12h00min

"Operação Carnaval" leva prevenção e testagem para foliões no Pará

A ação foi realizada pela Sespa e encerrou no início desta semana

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Os testes foram realizados na carreta da Sespa. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

                                                                                                                                                
Encerrou-se na noite da última terça-feira (21) a “Operação Carnaval” da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que levou testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites virais, além da distribuição de preservativos e materiais educativos nos principais destinos turísticos do estado. Na capital, a ação foi levada para o Circuito Mangueirosa e contou com a participação de muitos brincantes que foram curtir as atrações de Carnaval. 

Marilda Braga, coordenadora do Programa Saúde Por Todo o Pará e do Territórios pela Paz (TerPaz) da Sespa fez uma avaliação positiva das ações nos diferentes pontos do estado. “Sabíamos que depois de dois anos sem carnaval de rua devido às restrições da pandemia da Covid-19, o povo paraense voltaria com força total para os principais pontos da folia do estado. Por isso montamos essa iniciativa especial para levar saúde e prevenção a todos esses locais. Além de ações com nossas equipes nos principais destinos, realizamos diversas parcerias com prefeituras por todo o Pará para distribuição de preservativos e de material educativo. Nossa avaliação é de um sucesso na operação”, declarou.

No Circuito Mangueirosa, os 40 representantes da Sespa acolheram os foliões na carreta do Programa TerPaz, que serviu de base para a operação da Sespa na festa na capital do Estado. Ao todo, foram mais de 800 testes de ISTs realizados nos quatro dias da operação e quase 35 mil preservativos distribuídos apenas nas festividades da capital. 

A coordenadora Marilda também celebrou que grande parte do público que buscou a testagem e preservativos foi de jovens, principal público-alvo das campanhas de prevenção: “Ficamos felizes com a adesão da população mais jovem, que demonstra o interesse dessa parcela tão importante para o nosso futuro”, afirmou.

A jovem Jaqueline Veloso foi uma das pessoas que buscou a testagem e o atendimento da iniciativa da Sespa. Acompanhada de duas amigas, ela realizou testes para as ISTs e ouviu as recomendações dos profissionais presentes: “Achei interessante a proposta de trazer esse tipo de atendimento durante as festas e procurei a equipe para realizar os testes e receber instruções. Fui muito bem acolhida”, disse.

Os testes foram realizados na carreta da Sespa até às 19h e a distribuição de materiais educativos e preservativos masculinos e femininos foi feita até o fim das festividades no Circuito Mangueirosa, às 22h. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?