Belém sedia evento nacional “Caravana Meu Bairro, Minha Língua”

03/05/2023 - 13/05/2023

20h

Divulgação
A cidade de Belém do Pará recebe o evento "Caravana Meu Bairro, Minha Língua ", que vai ser realizado no dia 12 de maio de 2023, às 20h, no Teatro do Sesi em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa. Conduzida pelo rapper lusófono, professor de português/literatura e ativista cultural carioca Vinicius Terra, o evento consiste em encontros Brasil adentro com outros pares que ressignificam o nosso idioma e a cultura de hoje.  O que nos dá, por intermédio da história de cada artista (suas cores, vozes, nações e origens), a oportunidade de mostrar uma língua democrática, descentralizada, descolonizada e cada vez mais alinhada ao nosso tempo.
Nesta edição, o evento terá a participação da dupla lusitana Lavoisier e os artistas locais Pelé do Manifesto e a Orquestra Aerofônica.

“Meu Bairro, Minha Língua {...}” é a redescoberta de nossas raízes, heranças culturais e relações históricas, por intermédio da música, a partir da aproximação de artistas da língua portuguesa. Os bairros da língua portuguesa são o foco de percepção das mudanças no idioma e como cada artista local compreende e percebe a questão linguística e ao mesmo tempo a memória afetiva de seu bairro de origem em suas criações.

Nosso objetivo é aproximar os distantes que pensam novas formas de usar a língua como conectora de bons sentimentos; mesmo que esses distantes estejam em outra ponta de oceano; do outro lado do Atlântico.

O espetáculo surge dos desdobramentos da canção homônima lançada em 2021, criada para o acervo do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O processo criativo da música se transformou na série “Meu Bairro, Minha Língua”, disponível no GloboPlay, Canal Futura e RTP África. A canção tem participações especialíssimas de Elza Soares, Linn da Quebrada, do luso-cabo-verdiano Dino D’Santiago e da dupla portuguesa Lavoisier.

Vinicius Terra
Vinicius Terra nasceu na Pavuna, periferia do Rio de Janeiro. E conseguiu unir suas duas vocações ao longo de sua trajetória: rapper e professor de língua portuguesa e literatura. Aos poucos tornou-se um ativista cultural sob a pauta lusófona, desenvolvendo projetos educacionais e festivais de intercâmbio à luz de dois conceitos: “Rap Lusófono” e "Nova Lusofonia”, que originaram o projeto “Meu Bairro, Minha Língua”.

Orquestra Aerofônica
A Orquestra Aerofônica é uma banda que tem como marca o uso de 5 instrumentos de sopro que se somam ao DJ Pro EFx e a percussão, resultando em um repertório autoral instrumental que flerta com músicas cantadas. Ao ressoar uma latinidade pop que emana da sonoridade que integra a música eletrônica e ritmos brasileiros, o grupo faz o uso de linguagem popular paraense, com bregafunks, reggaetowns, merengues, carimbós e cúmbias.

Pelé do Manifesto
Pelé do Manifesto é rapper da cidade de Belém do Pará e morador do bairro da Cremação, que ingressou no movimento Hip Hop em 2009, mas desde 2006 já escrevia suas poesias. Filho das batalhas de Mc e amante de underground, o artista bombou no Brasil com a música "Sou Neguinho". Em 2015 gravou uma música com um MC Paulista chamado Nocivo Shomon além de participar de alguns eventos de grande nome em São Paulo e de Brasília, aos poucos vem se consolidando no rap nacional e sendo um dos mais expoentes no seguimento rap da região norte.

Lavoisier
Lavoisier é formado por Roberto Afonso e Patrícia Relvas, que nasce com a necessidade interior de criar um diálogo, onde a expressão musical é elevada ao seu expoente mais sensível. A estadia em Berlim entre 2009 e 2013 criou-lhes um olhar e, com a distância, chegou a inevitável “saudade”. Depois de consolidar conceptualmente o projeto na antropofagia adoptada pelos Tropicalistas brasileiros nos anos 70, o primeiro passo para a sua aproximação à música tradicional portuguesa teve origem no trabalho de recolha musical, levado a cabo por Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça. Foi através desses registos que se apaixonaram pelo canto do povo português e conheceram as suas maiores fontes de inspiração que são, afinal, as suas próprias raízes. E foi com esse espírito que começou a jornada de Lavoisier, rumo a uma maior percepção da essência musical, onde a dualidade liberdade/responsabilidade é inerente à célebre frase: “Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma...”.

Serviço:
Teatro do Sesi
Endereço: Av. Almirante Barroso, 2540. Bairro: Marco.
Dia: 12/05/23
Hora: 20h
Ingresso: R$30,00 (inteira)/R$15,00 (meia)
Venda: Bilheteria do Teatro do Sesi e Site Sympla
Link
Tags »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?