Programação cultural apresenta “As Origens da Lambada”

13/06/2023 - 30/06/2023

20h

Divulgação
Como explica a música de Félix Robatto, lambada é uma expressão usada no norte do país para várias situações: de uma lapada a uma dose de cachaça. Assim a música forte e dançante que vinha do Caribe e chegava pelas rádios AM e pelos portos, recebeu o nome de Lambada, recebeu influência da sonoridade local e deu origem ao gênero musical que conquistou o mundo.
A história da Lambada está intrinsecamente ligada às rádios da Amazônia, onde tocava a música dançante que conquistou os ouvidos e os quadris dos paraenses e logo chegou aos repertórios de bandas e artistas locais. É a história do surgimento desse gênero musical no Pará na década de 70 e que fez sucesso no mundo todo que o documentário As Origens da Lambada registra. O projeto tem o selo do edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), e será lançado no In-Edit 2023, festival internacional de documentário musical, que será realizado de 14 a 25 de junho em São Paulo e online.
Com direção geral do guitarrista, produtor e pesquisador musical Félix Robatto e da jornalista e produtora cultural Sonia Ferro, o projeto se propõe a contar este importante capítulo da música brasileira embalado pelas músicas do artista que é referência na música paraense e representa a nova geração da Lambada.
No documentário, são ouvidos aqueles que viram e fizeram a história e estão nas fichas técnicas dos álbuns da época. São técnicos de som, produtores e músicos como Pinduca, que apesar de ser conhecido como o Rei do Carimbó foi o primeiro músico a lançar uma música do gênero “Lambada”, o produtor musical Jesus Couto e o radialista Waldo Souza, além do baiano Luiz Caldas.
O filme é embalado por músicas de Félix Robatto que são um recorte desse gênero musical. O show foi gravado em outubro de 2019, durante o Festival Lambateria em Belém.
“As Origens da Lambada” foi selecionado pelo Festival In-Edit e terá sua estreia mundial no dia 16 de junho às 16 horas na Cinemateca Brasileira. Ainda terão sessões nos dias 20 e 23. No dia 29, às 19 horas, o documentário será exibido na TV Cultura do Pará e na sequência um show especial de lançamento do filme no Espaço Cultural Apoena.
O filme As Origens da Lambada foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Azuliteral, Daniel ADR, Raidol e Festival Elas no Comando, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 75 projetos até 2021, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca e Thaís Badú.
“A música é um potente veículo de conexão. Os projetos selecionados pelo edital Natura Musical representam diferentes pontos de vista e perspectivas e têm o poder de conectar conhecimentos e referências para promover novos imaginários. Essa é mais uma tecnologia social que vai impulsionar mudanças no presente e projetar o futuro”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
"As Origens da Lambada" complementa a pesquisa feita por Félix sobre as origens desse gênero musical que resultou no segundo álbum solo do artista, Belemgue Banger,
lançado em 2016 com patrocínio do Natura Musical. Por conta do disco, Robatto criou uma festa para tocar esse tipo de música: a Lambateria, evento que movimenta a cena
noturna de Belém há seis anos. Félix Robatto – Em 2004, fundou a banda La Pupuña, que rodou o mundo em festivais
de música independente do Brasil e em eventos como SXSW (South by SouthWest), no Texas (EUA) e Wasser Musik em Berlim (Alemanha), apresentando a Guitarrada Progressiva do norte do País. Produziu o CD “Treme”, de Gaby Amarantos, indicado ao Grammy Latino 2012. Produziu o quarto CD da cantora Lia Sophia e assinou a direção musical do primeiro DVD do Mestre Vieira (50 anos de Guitarrada), o criador da Guitarrada. É o autor do “The Charque Side of the Moon”, releitura com gêneros
amazônicos do clássico “The Dark Side of the Moon” do grupo Pink Floyd. Em 2015, lançou o primeiro disco solo “Equatorial, Quente e Úmido” e, em 2016, o segundo álbum “Belemgue Banguer” pelo Natura Musical, que é resultado de uma pesquisa sobre as origens da Lambada. Ainda em 2016, Robatto criou a Lambateria, festa que é referência para quem quer conhecer as novidades e a tradição da sonoridade dançante latino-amazônica. No início de 2018, fundou o Clube da Guitarrada, que reúne músicos e público para ouvir e conhecer mais sobre este gênero paraense. Em agosto de 2018, lançou o álbum “Guitarrada para Bebês”, em que apresenta clássicos da Guitarrada com sons de caixinha de música.
A Lambada – Reza a lenda que quando essa música quente e dançante do Caribe começou a tocar por aqui, não tinha uma denominação, já que esses gêneros ainda eram pouco conhecidos no Brasil. Os radialistas pediam: “toca aquela”! Um radialista chamado Haroldo Caracciolo, que costumava apresentar seu programa acompanhado de uma dose de cachaça para aquecer a voz, é considerado o responsável pela denominação. Como aqui “Lambada” é um termo usado para algo quente, forte como um gole de cachaça, quando Caracciolo ia chamar essas músicas quentes seguido do gole, pedia ao programador: “vai aí uma Lambada”. E assim, a música quente e forte, regada à cachaça, virou esse gênero musical que ganhou o mundo.
Serviço
| O quê: Lançamento do documentário “As Origens da Lambada”
| Onde: Festival In-Edit Brasil 2023
| Quando:
16/06 (sexta): 16h – Cinematec Brasileira
20/06 (terça): 16h – CCSP (Sala Paulo Emílio)
23/06 (sexta): 15h – Cine SPCINE Olido
| Mais em: @felixrobatto e @lambateria
Trailler: https://youtu.be/aXSd892L-9w
Link
Tags »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?