-

6ª Semana do Quadrinho Nacional 2020

27/01/2020 - 31/01/2020

A Fundação Cultural do Pará realiza este mês a 6ª Semana do Quadrinho Nacional. O evento ocorre de 27 a 31 de janeiro e reúne, entre outras atividades, lançamentos de HQs, desenhos ao vivo, sessão de autógrafos e exposições. A programação será no terceiro andar do prédio-sede da FCP (Centur), pelo turno da tarde, com entrada franca.

O objetivo do evento é colocar em destaque o quadrinho produzido no Brasil e valorizar esta linguagem como forma de expressão artística – com atenção especial à produção paraense. Palestras, workshops, concursos de quadrinhos e a já tradicional feira de expositores Beco dos Artistas são algumas das atrações da semana, acentuando a proposta de oferecer ao público conhecimento e entretenimento, além de incentivo para ler e produzir quadrinhos.

Ao longo dos seis anos de realização da Semana do Quadrinho Nacional, diversos temas foram abordados em palestras e bate-papos, desde questões relativas a mercado e linguagem até produções acadêmicas sobre o formato. Pautas da atualidade, como a representação do negro nas HQs e o feminismo nas edições, também são abordadas no evento.

 

Inscrições - Expositores interessados em participar do Beco dos Artistas podem se inscrever até o dia 20 de janeiro, preenchendo o solicitado no link  https://forms.gle/pxs3T3VSJSaUVPky9. Reunindo a produção autoral dos quadrinistas paraenses, o Beco dos Artistas possibilita que estes profissionais apresentem e comercializem seus trabalhos em originais ou cópias impressas. As exposições buscam exibir os destaques do cenário local, com grande variedade de estilos e gêneros, direcionados tanto para o público infantil quanto para o adulto.

 

Semana do Quadrinho - A Semana do Quadrinho Nacional foi criada em 2013, como proposta de prolongamento do Dia do Quadrinho Nacional. Comemorada no dia 30 de janeiro, a data celebra o aniversário de publicação de “As Aventuras de Nhô Quin” ou “Impressões de uma Viagem à Corte” (1869), de Ângelo Agostini - italiano que firmou carreira no Brasil. O Dia do Quadrinho Nacional foi comemorado pela primeira vez em Belém no ano de 1992, na Casa da Linguagem - proposto pelo grupo de quadrinhos Ponto de Fuga, que também participou da organização do evento. De lá para cá, a data vinha sendo festejada por grupos de quadrinhos e quadrinistas em parcerias com instituições públicas, até se tornar um evento realizado regularmente pela Fundação Cultural do Pará.

Confira a programação completa aqui.

Link
Tags »
Próximos Eventos »
Comentários »

Belém tem mais de 200 praças. Você concorda que a praça ainda é o lazer mais barato para as famílias em Belém?

92.7%
7.3%
-
-
-
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Dúvidas? Nos envie uma mensagem explicando a informação que você precisa!