-

Mestres Urbanos de Icoaraci

29/02/2020

Pra continuar a energia do carnaval a programação do Espaço Cultural Apoena recebe os Mestres Urbanos da Vila de Icoaraci, um coletivo que reune quatro mestres da Famosa Vila Sorriso, um dos berços do Carimbó na capital paraense:

Mestre Thomaz Cruz e Ney Lima Pela Paz são responsáveis por conduzir o grupo Os Africanos de Icoaraci, fundado em 1968 pelo falecido Mestre Zito Nunes, pai de Thomaz Cruz que retomou as atividades do grupo a partir de 2005. Reconhecidos por carregarem seus instrumentos e equipamentos de som em suas bicicletas, levando o Carimbó para as ruas, feiras e praças dos distrito.

Mestre Lourival Igarapé, artesão, compositor e construtor de diversos instrumentos, reconhecido pela qualidade de suas maracas, onde acompanha o crescimento das cuias plantadas em seu quintal até chegar na espessura ideal para fazer suas obras de acordo com o timbre que deseja. Suas composições ja foram gravadas por artistias como Cobra Venenosa, Lauvaite Penoso, Tamarutea, Ton Rodruigues e Nazaré Pereira. Já tocou em diversos grupos nesses mais de 30 anos ne carreira e hoje esta em fase de pré produção de seu primeiro disco solo. Junto com sua companheira Neth Miranda coordenam a "Escolinha de Treinamento do Carimbó Mestre Lourival Igarapé" que funciona em sua residencia no bairro do Paracuri e tem como finalidade repassar os conhecimentos do Carimbó a crianças e adolescentes da comunidade de forma gratuita.

Mestre Jaci, pescador artesanal e tocador de Carimbó desde a juventude quando foi o primeiro vocalista do grupo Os Irmãos Coragem contemporâneo de figuras importante como mestre Verequete. Há 20 anos está a frente do grupo Os Caçulas da Vila, que fundou com ajuda de sua família, principalmete Dona Rosa sua esposa, que fez a passagem para outro plano recentemente. Devido os problemas de saude enfrentado por dona Rosa, mestre Jaci diminui o ritmo com as atividades do grupo, esse show marca sua volta aos Palcos e o inicio de um novo momento em sua carreira.

Esse projeto teve inicio em 2017 por iniciativa da SubVersiva Produção Cultural Idependente e resultou em um documentário e um disco gravado ao vivo que reuni duas musicas de cada mestre ambos disponíveis no YouTube

Doc:
https://youtu.be/9XamKNispd8

álbum:
https://youtu.be/mvKtVuWsNes


Em 2020 o coletivo segue de forma idependente trazendo em seu repertório a riqueza cultural que carrega o territorio de Icoaraci. Junto com os mestres entaram no palco Néa das Maracas, Tom Vascocelos, Silvio Barbosa, Melk Moraes, Hugo Caetano e Lucas Di Freitas, um time de peso que promete colocar todos pra dançar ao som de muito Carimbó Urbano e Pau & Corda?

Te abicora que vai ser sábado dia 29/02 no palco do Apoena a partir das 21h.
O ingresso custa 15 conto.
Link
Tags »
Próximos Eventos »
Comentários »

Você é a favor do isolamento social?

52.4%
47.0%
0.7%
-
-
-