02/03/2023 às 09h25min - Atualizada em 02/03/2023 às 09h25min

Tapioqueiras de Mosqueiro estarão no É de Casa deste sábado (3)

Tapiocaria de Mosqueiro é um dos principais pontos turísticos da ilha

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Arquivo/Agência Belém
As tradicionais tapioqueiras da ilha de Mosqueiro serão destaque no quadro Café da Manhã, do Programa É de Casa, da Rede Globo, no próximo sábado, 4, a partir das 7h. O programa será transmitido ao vivo pela TV Liberal, diretamente da Tapiocaria, na praça da Matriz, um dos pontos turísticos da bucólica. As tapioquinhas de Mosqueiro, além de deliciosas, são reconhecidas como patrimônio cultural e imaterial do município de Belém (Lei. 9250, de 16 de dezembro de 2016).

A notícia sobre a participação no Programa É de Casa deixou a presidente da Associação dos Barraqueiros de Venda de Tapiocas e Comidas Típicas da Ilha de Mosqueiro, Cirene Dutra Barboza, muito feliz, pois ampliará nacionalmente a visibilidade do produto que representa fonte de renda para centenas de famílias e atravessa um tempo superior há cinco décadas, sem perder a origem indígena, criando também versões adaptadas para garantir a freguesia.

“Estamos muito felizes em participar do programa. Já estamos nos organizando para mostrar um café da manhã com as tapioquinhas de Mosqueiro, no estilo tradicional, que é molhada ao leite de coco e na folha da bananeira”, antecipou a presidente.

Cardápio

As tapioquinhas de Mosqueiro podem ser servidas com recheios variados.

O cardápio, segundo Cirene Dutra, sugere dezenas de sabores, sendo os mais tradicionais com coco ralado, molhada, com manteiga, com ovo, mas ainda é possível encontrar a X-Tudo, com calabresa, queijo, presunto e muitos outros produtos; com carne seca e com sabor de pizza. “Foi um turista paulista que pediu e nós criamos na hora a versão pizza da tapioquinha”, contou a presidente Cirene. Nas versões adocicadas, o cliente encontra recheios de cupuaçu e doce de leite.

A Tapiocaria de Mosqueiro é um dos principais pontos turísticos da ilha.

No local, trabalham 19 permissionários diretamente e, indiretamente, outros 57, considerando o cálculo de mais três pessoas contratadas por esses permissionários.

“Nos tempos de grande movimentação como férias, carnaval e feriados prolongados, esse número fica ainda maior”, destaca a presidente Cirene Dutra, que há 52 anos trabalha no local.

A história das tapioqueiras começou por volta de 1963, quando a maioria vendia tapioquinhas e cuscuz na folha da bananeira em tabuleiros à frente do Mercado Municipal da Vila. “Foi um tempo difícil porque não podíamos permanecer no local e a venda tinha que ser feita cedo, na hora do café da manhã: se não vendêssemos, voltaríamos pra casa com a mercadoria. Hoje, trabalhamos todos os dias numa estrutura que permite receber a clientela com conforto e higiene”, contou Cirene Dutra, natural do município de Santo Antônio do Tauá.

A tapioqueira conta que parte da história de crescimento do negócio em Mosqueiro tem origem com as gestões do prefeito Edmilson Rodrigues. "Mudou completamente e para melhor nosso local de trabalho”, assegura Cirene.

Investimentos

A Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo, também mantém linha de crédito para os permissionários ampliarem o negócio. Em 2022, foram liberados R$ 854.225 em operação de crédito solidário para apoiar 290 pequenos empreendedores de Belém e região das ilhas. Parte desse recurso foi destinada ao distrito de Mosqueiro. Na área da tapiocaria, segundo Cirene Dutra, a maioria dos permissionários foi contemplada.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?