07/03/2023 às 11h06min - Atualizada em 07/03/2023 às 11h06min

Estresse crônico aumenta risco de infarto

O Infarto Agudo do Miocárdio é a principal causa de mortes no Brasil. Estima-se Todos os anos, são registrados cerca de 300 mil casos de infarto

Com edição da Redação Belem.com.br
Informações da Assessoria
Freepik.com
O estresse é algo que faz parte do dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo. Dados da Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse Brasil (ISMA-BR), 70% da população brasileira já teve ou terá quadros de estresse crônico.

O estresse crônico é uma ameaça para a saúde do coração devido aos seus efeitos negativos no funcionamento do organismo. Além disso, quem vive estressado tende a adotar hábitos e comportamentos que também são fatores de risco para desenvolver doenças cardiovasculares. 

Segundo a cardiologista Dra. Daniele Salas, o estresse libera no corpo hormônios como adrenalina e noradrenalina. "Esses hormônios têm um vasoconstritor, ou seja, levam ao estreitamento dos vasos sanguíneos. Isso causa aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, que podem preciptar um infarto". 
 
Estresse é normal?

O estresse, de forma isolada, é uma reação natural do ser humano em situações em que é preciso responder de forma rápida ou se proteger de algum perigo.

"O esperado é que a pessoa volte ao seu estado normal após enfrentar essas momentos de tensão. Como exemplos podemos citar situações do dia a dia, como realizar uma prova, enfrentar um congestionamento para chegar ao trabalho ou fazer uma apresentação para um cliente”, explica a cardiologista.
 
"O problema se instala quando esse estado de “alerta” é permanente. A pessoa não consegue desacelerar e fica no modo “lutar ou fugir” o tempo todo. Assim se instala o que chamamos de estresse crônico, que é uma bomba relógio para desencadear eventos cardiovasculares", ressalta Dra. Daniele. 
 
Estresse aumenta inflamação
 
O estresse crônico agrava processos inflamatórios no interior das artérias. Isso pode causar estreitamento dos vasos e acúmulo de placas de gordura, processo conhecido como aterosclerose. A obstrução dos vasos e artérias pode culminar num infarto, principalmente em quem já tem diagnóstico de doença arterial coronariana.  
 
O aumento da pressão arterial é um fator de risco grave para os hipertensos, já que o estresse pode causar um aumento súbito da pressão. Isso também aumenta o risco de sofrer um infarto.   
 
Estresse crônico e maus hábitos
 
Outro problema do estresse crônico é que as pessoas procuram compensar a tensão adotando hábitos e comportamentos ruins.

“Normalmente, pessoas com estresse crônico dormem mal, se alimentam de forma inadequada e podem aumentar o consumo drogas lícitas e ilícitas, como cigarros, álcool, medicamentos para dormir etc. O sedentarismo também é comum nos quadros de estresse crônico”, cita Dra. Daniele.
 
Todos esses hábitos são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, como um infarto. Portanto, o estresse crônico pode causar um infarto, bem como aumenta de forma considerável o risco de isso ocorrer.
 
Ame seu coração: livre-se do estresse crônico

Como falamos acima, o estresse é uma reação natural do organismo e necessário para a sobrevivência. Por outro lado, quando o estresse se torna crônico, é preciso procurar ajuda, além de adotar alguns hábitos e eliminar outros.

“A primeira etapa no processo para gerenciamento do estresse é procurar um médico cardiologista para fazer um check up. A partir dos resultados, é possível traçar um plano para controlar o estresse e viver de forma mais saudável”, comenta a especialista.

Com a ajuda da cardiologista, elaboramos algumas dicas para ajudar a gerenciar o estresse. Confira:

- De onde vem: Procure identificar qual a principal causa do seu estresse: é na família? No trabalho? Na vida financeira?
- A partir dessa lista de eventos estressantes, comece a pensar em estratégias que podem ajudar a reduzir a tensão. Vamos a um exemplo: Você anda estressado com o trânsito? Demora horas para chegar em casa após o trabalho? Que tal praticar uma atividade física perto do trabalho e sair quando o trânsito estiver menos congestionado?
- Quando não for possível fazer uma atividade depois do trabalho, que tal ouvir podcasts ou outros áudios que podem contribuir no seu aperfeiçoamento pessoal ou profissional?
- Sempre que se sentir muito estressado, procure praticar a respiração profunda por 10 minutos
- Inclua na sua rotina uma atividade física e mais movimento. Exemplos: Desça alguns pontos antes do ônibus, faça compras a pé, troque o elevador pelas escadas.
- Capriche na alimentação, reduzindo o consumo de alimentos açucarados, gordurosos e calóricos. Invista em frutas, verduras, legumes, castanhas, carnes magras etc.
- Perca peso
- Pare de fumar e evite consumir bebidas alcoólicas
- Evite a automedicação e o abuso de remédios para dormir ou para ficar alerta, como os estimulantes
- Procure dormir bem, pois a falta de sono aumenta o estresse, entre outros prejuízos para a saúde
- Considere fazer meditação, pois há estudos que mostram que meditar reduz o estresse e aumenta o bem-estar
- O contato com a natureza também propicia a redução do estresse
- Arranje tempo para desfrutar da companhia de amigos e da família
- Invista em outras técnicas de relaxamento
- Ouça músicas, dance, encontre uma atividade que seja prazerosa 

“Muitas vezes, as pessoas consideram o estresse como algo normal. Mas quando ele é crônico, é preciso tomar uma atitude imediata. Isso é essencial para prevenir um infarto ou outros problemas graves de saúde”, finaliza Dra. Daniele.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?