-
09/12/2019 às 18h30min - Atualizada em 09/12/2019 às 18h30min

Quem é o leitor de Clarice?

Projeto busca discutir aspectos da vida e obra da escritora ucraniana, que se naturalizou brasileira, no dia em que ela faria aniversário

Andreza Gomes
Jornalista do belem.com.br
Estátua da escritora Clarice Lispector, no bairro do Leme, no Rio de Janeiro (Fernando Frazão/ Agência Brasil)
  
Com o tema: “O leitor de Clarice Lispector” será realizado nesta terça-feira (10), às 17h30, na livraria Fox, na região central de Belém, o “Projeto Clarice”, que é organizado pelas professoras Salier Castro e Vanessa Pinheiro.

Este é o terceiro ano que o evento é realizado na Livraria, mas já passou por outros circuitos culturais, como a Casa da Linguagem. Segundo Vanessa Pinheiro, uma das organizadoras, a livraria Fox é um espaço muito presente na vida dos leitores de Belém.

“O Projeto Clarice, em 2013, passou a fazer parte do calendário da capital paraense. Hoje, o formato do projeto alia-se ao compromisso com a formação de novos leitores literários no ambiente escolar”, explica.

Salier Castro, que é professora e hoje atua no Centro de Formação de Professores da Educação Básica do Estado, relata sobre a sua relação com a obra da escritora ucraniana.

“Minha experiência com a obra dela é como leitora e como pesquisadora, por ser professora. Já orientei trabalhos de conclusão de curso sobre a obra de Clarice Lispector. Meu trabalho com a formação de leitores literários na escola tem o compromisso de divulgar a obra da escritora", ressalta Salier Castro.

A professora conta que a primeira obra que leu de Clarisse Lispector foi “Onde estiveste de noite”. “Eu era uma leitora jovem, quando li a primeira obra. Clarice me pareceu estranha, mas convidativa. Depois vieram outras leituras, como de ‘O Lustre’. Foi muito importante ler essa obra, pois me tornou mais atenta. A leitora que sou hoje ouve Clarice atenta, e tenho sua obra como um fio condutor, de vida mesmo”, finaliza Salier.
 
Experiência
 
No ano de 2016, a professora Salier Castro desenvolveu por seis anos na Escola Estadual Benjamin Constant, no bairro do Reduto, o projeto de sala de leitura "Formação de leitores literários" com os alunos, que resultou em pesquisas e até gravações de programas de rádio na Cultura FM.

“Foi um período muito bom, durante o qual os alunos conheceram e se envolveram com o projeto. Da experiência da sala de leitura do Benjamin trago bons frutos, quatro alunos hoje fazem parte do Projeto Clarice como organizadores, Letícia Oliveira, Carlos Reis, Douglas Cardoso e Iuri Freitas”, comemora.
 
O projeto
 
O Projeto Clarice é de autoria da portuguesa Patrícia Lino e começou no ano de 2008, em Portugal. A programação é realizada sempre no dia 10 de dezembro, quando se comemora o aniversário da escritora. É um momento de encontro de leitores e curiosos sobre a obra de Clarice Lispector.

O bate papo surge com um questionamento: Quem é o leitor de Clarice? Para compartilhar essa experiência de formar leitores na sala de aula foram convidados os professores do Estado, André Aquino e Roberta Oliveira.

Clarice Lispector – Nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, na Ucrânia, mas foi naturalizada brasileira, quando veio morar no País, em março de 1926, fugindo com a família da guerra civil russa. Escritora e jornalista, foi reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual dos museus em Belém deveria ser visita obrigatória para qualquer pessoa que queira conhecer mais a cidade?

66.7%
4.8%
0%
9.5%
19.0%