02/05/2023 às 09h58min - Atualizada em 02/05/2023 às 09h58min

'Sabia que levar seu pet para o trabalho acalma e reduz o estresse?'

Especialista explica quais são os benefícios de levar seu cachorro para o ambiente de trabalho e quais os cuidados que o tutor deve ter

Com edição da Redação Belem.com.br
Canal do Pet
Pavel Herceg/Unplash

Levar seu melhor amigo para trabalhar com você no escritório  parece uma boa ideia e realmente é. Imagina como seria incrível estar ao lado de seu animal de estimação enquanto trabalha. Hoje muitas empresas estão abraçando essa causa e entendendo a importância do pet no ambiente corporativo.


Falando como médico-veterinário e pai de pets, eu luto constantemente por essa causa para que os pets possam frequentar todos os lugares por onde passamos, principalmente no nosso trabalho e isso tem uma razão muito justa: os animais de estimação (principalmente os cachorros e gatos) ajudam a reduzir o estresse e podem aumentar a comunicação e a socialização entre as pessoas. É isso mesmo!


Essa prática já está sendo muito estudada, principalmente em empresas que já trabalham no ramo pet. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, os tutores que  levam seus cachorros para o escritório são menos estressadas, estão mais satisfeitas e comprometidas com o emprego.


O texto, publicado originalmente no jornal International Journal of Workplace Health Management, explica que o estresse é um fator que contribui para a ociosidade e o cansaço que tanto assola os funcionários, resultando em uma perda de produtividade da equipe. 


Esses estudos comprovam que os pets têm efeito calmante , reduzem a pressão arterial, diminuem a exaustão e tornam os funcionários mais cordiais e produtivos. Eles reduzem o estresse, deixam o ambiente mais equilibrado, calmo e feliz.


Mas se você já está pensando em levar seu bichinho para o trabalho, é preciso estar ciente que esses animais precisam de alguns cuidados essenciais nesses ambientes corporativos, tais como: 


- Observar a lista de animais que irá para o escritório na semana, para não haver nenhum tipo de estresse, brigas entre eles; 

- Fazer pausas para passeios e necessidades; 

- Apresentar o ambiente com calma, com total interação, para os animais não ficarem estressados; 

- Passar para os companheiros de trabalho como é o comportamento do seu pet e alguns pontos de atenção; 

Ter água à vontade disponível; 

- Sempre ter uma caminha para que seu pet se sinta em casa, mesmo fora do seu ambiente tradicional.


Se você, leitor, trabalha em um ambiente estressante e está animado com essa ideia, leve-a para o seu gestor. Com um ambiente de cooperação entre todos, é possível tornar o seu emprego mais animado e feliz.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?