24/05/2023 às 09h49min - Atualizada em 24/05/2023 às 09h49min

Netflix anuncia cobrança extra por compartilhamento de senhas no Brasil

Anunciada nesta terça-feira no Brasil, mas já em andamento em outros países, a cobrança extra por divisão de senhas tem preço de R$ 12,90 por assinante, além do valor do plano.

Com edição da Redação Belem.com.br
Techtudo
Reprodução

A Netflix anunciou, nesta terça-feira (23), que começará a cobrar usuários que compartilham a conta com pessoas fora de sua residência. O valor cobrado será de R$ 12,90 por assinante, adicionados mensalmente ao preço do plano. Segundo a plataforma de streaming, "a conta Netflix deve ser usada por uma única residência" e, com isso, acessos registrados fora do endereço principal serão considerados indevidos.


A medida, testada pela plataforma desde agosto de 2022, já estava sendo aplicada em países como Honduras, Costa Rica, Chile e Peru. Recentemente, foi a vez de Canadá, Espanha, Portugal e Nova Zelândia a receberem a taxa extra. De acordo com a plataforma, a partir desta terça-feira os usuários começarão a receber um e-mail com o aviso sobre a regra.


Muito popular entre os usuários, o compartilhamento de senhas é uma prática comum em streamings. A cobrança extra ao assinante que compartilha a conta já era uma medida esperada pelos especialistas que acompanhavam as movimentações da empresa em outros países, já que a Netflix registra quedas no número de assinantes ao redor do mundo. Segundo a empresa, isso, somado ao compartilhamento de contas, prejudica a produção de conteúdos.


Os usuários que não quiserem ser cobrados vão poder utilizar duas ferramentas já desenvolvidas pelo serviço. A primeira é a transferência de perfil, que permite levar dados para uma nova conta, e o gerenciamento de acesso e aparelhos, onde o usuário pode permitir ou desativar logins. Ainda segundo a Netflix, a nova exigência não vai impedir que os usuários utilizem o serviço na rua ou enquanto viajam. Essa era uma preocupação quando um vazamento sobre a cobrança pelo compartilhamento de senhas vazou em janeiro de 2023.


A reação entre os assinantes não foi positiva. Na postagem realizada no Twitter, muitos reclamam sobre não poderem compartilhar a conta com familiares que não moram na mesma residência e, até mesmo ameaçam o cancelamento da assinatura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?