02/06/2023 às 11h29min - Atualizada em 02/06/2023 às 11h29min

Saiba os perigos de carrapatos em Cachorros e Gatos

Os cachorros e os gatos são hospedeiros comuns dos carrapatos e podem transmitir doenças graves para eles e para os humanos

com edição da Redação Belem.com.br
adotar.com.br
Freepik
Os carrapatos são parasitas que se alimentam do sangue de animais e podem transmitir doenças graves para eles e para os humanos. Os cachorros e os gatos são hospedeiros comuns dos carrapatos e podem sofrer com anemia, infecções, alergias e até mesmo paralisia. Além disso, os carrapatos podem passar para as pessoas que convivem com os pets e causar doenças como febre maculosa, erliquiose e babesiose. Por isso, é importante prevenir e combater os carrapatos nos animais domésticos, seguindo algumas dicas:
 
  • Verifique frequentemente se o seu pet tem carrapatos, especialmente se ele costuma passear em áreas com grama ou mato. Você pode usar uma luva ou um pano para passar pelo corpo do animal e sentir se há algum nódulo ou irregularidade na pele.

 
  • Use produtos específicos para repelir e eliminar os carrapatos, como coleiras, sprays, shampoos ou comprimidos. Consulte o seu veterinário para saber qual é o mais adequado para o seu pet, de acordo com a idade, o peso e as condições de saúde dele.

 
  • Mantenha o ambiente onde o seu pet vive limpo e desinfetado, pois os carrapatos podem se esconder em frestas, fendas, móveis ou tapetes. Você pode usar aspirador de pó, vassoura ou água sanitária para eliminar os ovos e as larvas dos carrapatos.

 
  • Leve o seu pet ao veterinário regularmente para fazer exames de sangue e verificar se ele está infectado por alguma doença transmitida pelos carrapatos. Se você notar algum sintoma estranho no seu animal, como febre, apatia, falta de apetite ou manchas na pele, procure ajuda profissional imediatamente.

 
  • Proteja-se também dos carrapatos quando for passear com o seu pet ou visitar áreas rurais. Use roupas claras e compridas, calçados fechados e repelente de insetos. Ao voltar para casa, examine o seu corpo e o do seu pet em busca de carrapatos e remova-os com cuidado, usando uma pinça ou um lenço umedecido.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?