05/06/2023 às 10h52min - Atualizada em 05/06/2023 às 10h52min

Grupo é preso por esquema de imigração ilegal

R$26 milhões foram arrecadados pelo bando com viagens

com edição da Redação Belem.com.br
O Liberal
Agência Brasil
Nesta segunda-feira (05), a Polícia Federal deflagrou um esquema de imigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, pelo método conhecido como “Cai-Cai”. São cumpridos sete mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e um de prisão temporária em municípios de Minas Gerais e São Paulo.

Segundo a PF, o esquema tem como objetivo entregar um maior de idade às autoridades migratórias norte-americanas na companhia de um menor, com isso, diante das leis daquele país, a imigração imediata era impedida, já que menores não podem permanecer sozinhos durante os trâmites burocráticos.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Juizado da 2ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares (MG) pela operação Terminus-México, que combate o crime de imigração ilegal. O juízo também determinou o bloqueio de valores aproximados de R$ 26 milhões.

O grupo também está sob a suspeita de ameaçar familiares que não pagavam as quantias combinadas das viagens.Conforme a investigação, cerca de 250 brasileiros, incluindo 100 menores, imigraram pelo esquema, expondo-se aos riscos do deserto e das ações criminosas na fronteira mexicana, por onde ocorria a travessia.
A organização criminosa vai responder pelos crimes de promoção de imigração ilegal – incluindo criança e adolescente – e associação criminosa, podendo cumprir até 14 anos de reclusão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?