12/06/2023 às 11h19min - Atualizada em 12/06/2023 às 11h19min

Morre ex-primeiro-ministro da Itália e presidente do Milan aos 86 anos

Silvio Berlusconi foi internado há três dias para realizar exames de rotina, mas seu estado de saúde piorou

com edição da Redação Belem.com.br
O Liberal
Reuters
O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, morreu aos 86 anos na manhã desta segunda-feira (12). A notícia foi confirmada à agência Reuters por duas fontes próximas a ele. O político estava internado no hospital San Raffaele, em Milão, acompanhado da esposa e dos filhos. No dia 9 de junho, ele foi internado para realizar exames de rotina, mas o estado de saúde acabou piorando.

Silvio Berlusconi morreu de quê?

Berlusconi foi diagnosticado com leucemia, e nos últimos meses, lutava também contra um quadro de infecção pulmonar. No dia 5 de abril, ele foi hospitalizado para tratar do momento e permaneceu no hospital por mais de um mês.
A fortuna do ex-primeiro-ministro é avaliada em quase R$ 34 bilhões de reais, segundo a última atualização do ranking de bilionários da Forbes. Berlusconi também foi dono do AC Milan, time de futebol italiano.

Quem foi Silvio Berlusconi?

Silvio Berlusconi, empresário e político italiano, é conhecido por sua trajetória de vida marcada por polêmicas e controvérsias. Nascido em 29 de setembro de 1936, em Milão, Berlusconi construiu um império midiático e se tornou uma figura proeminente na política italiana.

Berlusconi iniciou sua carreira no mundo dos negócios, fundando a empresa de construção civil Edilnord aos 26 anos. Sua visão empreendedora o levou a expandir seus negócios para o setor imobiliário e, posteriormente, para a indústria midiática. Fundou a Mediaset, um conglomerado de mídia que inclui televisão, rádio, jornais e editoras.

A entrada de Berlusconi na política ocorreu em 1994, quando fundou o partido Forza Italia. No mesmo ano, ele se tornou o primeiro-ministro da Itália, marcando o início de uma era turbulenta na política italiana. Berlusconi foi eleito três vezes para o cargo de primeiro-ministro, servindo de 1994 a 1995, de 2001 a 2006 e de 2008 a 2011.

Durante seu tempo no poder, Berlusconi enfrentou uma série de acusações e escândalos que abalaram sua imagem. Ele foi acusado de corrupção, fraude fiscal, suborno e envolvimento com prostituição. A relação controversa entre sua carreira política e seus interesses comerciais levantou questões sobre conflitos de interesse e ética.

Apesar das acusações e condenações, Berlusconi manteve uma base de apoio significativa na Itália. Seu estilo de liderança carismática e populista atraiu eleitores, especialmente aqueles desencantados com a política tradicional. Ele promoveu políticas voltadas para o crescimento econômico e a redução da carga tributária, conquistando o apoio de uma parcela do eleitorado italiano.

A conturbada trajetória de Berlusconi culminou em sua saída da política em 2013, após ser condenado por fraude fiscal. No entanto, ele nunca desapareceu completamente da cena política italiana, continuando a influenciar os rumos do país nos bastidores.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?