15/06/2023 às 11h05min - Atualizada em 15/06/2023 às 11h05min

14 dicas para cuidar de uma calopsita

Atender às necessidades específicas da ave contribuirá para sua felicidade e seu bem-estar

com edição da Redação Belem.com.br
Canal do Pet
Reprodução
A calopsita, uma ave conhecida pelo carisma e pela personalidade encantadora, é originária da Austrália e popular como animal de estimação em muitos países ao redor do mundo. Além disso, sua natureza social e brincalhona faz dela uma companheira adorável e divertida. Por isso, confira a seguir algumas dicas para deixar a sua calopsita mais feliz em casa! 

1. Gaiola espaçosa 

Certifique-se de que a gaiola da calopsita seja grande o suficiente para que ela possa se mover livremente e esticar suas asas. 

2. Brinquedos variados 

Disponibilize uma variedade de brinquedos seguros e adequados para a ave, como balanços, cordas e objetos que possam ser explorados e mastigados. 

3. Poleiros variados 

Coloque poleiros de diferentes tamanhos e texturas na gaiola a fim de que sua calopsita possa se exercitar e escolher a posição mais confortável. 

4. Dieta balanceada 

Alimente sua ave com uma dieta equilibrada, composta de ração específica para calopsitas, frutas, vegetais frescos e sementes como petiscos ocasionais. Lembre-se sempre de consultar um veterinário antes de oferecer a ela qualquer alimento novo! 

5. Dê banhos ou borrife água 

As calopsitas apreciam banhos ou borrifos de água. Por isso, proporcione um recipiente com água rasa para que ela possa se banhar ou utilize um borrifador para molhar suas penas levemente. 


6. Momentos de interação 

Dedique tempo para brincar, conversar e interagir com sua calopsita todos os dias. Elas são aves sociais e apreciam a companhia humana. 

7. Ofereça oportunidades de voo 

Permita que sua calopsita voe em um espaço seguro e supervisionado. Isso proporciona exercício, estimulação mental e melhora o bem-estar geral. 

8. Crie um ambiente seguro 

Certifique-se de que sua casa seja um ambiente seguro, removendo plantas tóxicas, produtos químicos perigosos e mantendo janelas e portas fechadas. 

9. Proporcione tempo fora da gaiola 

Permita que sua calopsita explore ambientes fora da gaiola, desde que esteja supervisionada para evitar acidentes. 

10. Mantenha o ambiente limpo 

Limpe a gaiola regularmente, removendo fezes e restos de comida. Isso contribui para a saúde e o bem-estar do animal. 

11. Diferentes estímulos 

Introduza sua calopsita a diferentes sons, texturas, cores e estímulos para enriquecer sua experiência e evitar o tédio. 

12. Estabeleça uma rotina 

Mantenha uma rotina diária consistente em relação à alimentação, ao sono e aos momentos de interação, pois esses animais apreciam a previsibilidade. 

13. Ofereça espaço para escavar 

Forneça uma caixa com areia ou substrato para que sua calopsita possa escavar e explorar, imitando seu comportamento natural. 

14. Respeite o tempo de descanso 

Assegure-se de que sua calopsita tenha um ambiente tranquilo e escuro durante o período de sono, garantindo um descanso adequado. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?