21/07/2023 às 11h18min - Atualizada em 21/07/2023 às 11h18min

Com homenagem à cultura popular, grupo Pé de Cerrado (DF) apresenta espetáculo no Marajó

"Brincantes" será apresentado neste sábado (22), no Festival Marajoara das Canções, Cultura e Ecologia, em Salvaterra, com entrada gratuita

com edição da Redação Belem.com.br
Divulgação
Ao som de ritmos como bumba meu boi, samba, ciranda, maracatu, baião, frevo e tantos outros, o público é convidado a embarcar em uma viagem cultural pelas diferentes regiões do Brasil no espetáculo musical "Brincantes", criação do grupo Pé de Cerrado, do Distrito Federal. O show será apresentado neste sábado (22), a partir das 18h, na Praça das Comunicações, em Salvaterra, Ilha do Marajó. A entrada é gratuita.

Integrando o I Festival Marajoara das Canções, Cultura e Ecologia (FEMCE),  esta é a segunda vez que o grupo se apresenta em terras marajoaras, a primeira foi em 2019. "Brincantes" reúne técnicas da música, poesia, teatro e circo, com a presença de palhaços, que cantam letras que incentivam boas atitudes, o sentimento de responsabilidade com o outro e com o mundo, e o respeito à natureza.

Com a missão de pesquisar, preservar e divulgar a cultura brasileira, o grupo já se apresentou em diversas cidades pelo Brasil e em países da Europa. São mais de duas décadas de intensa pesquisa, convívio e parcerias com grandes mestres, entre eles Dominguinhos e Quinteto Violado. Além de muitas participações especiais e produções paralelas, o grupo já gravou 3 CDs, 2 DVDs e montaram mais de seis espetáculos e uma oficina para os públicos adulto e infantil. Atualmente, estão gravando um novo álbum. 

Circulação

A circulação do musical “Os Brincantes” é uma realização do projeto de mesmo nome, e que tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura à Cultura do GDF (FAC). O espetáculo já passou por São Paulo e será apresentado ainda em Pernambuco, Goiás e Distrito Federal. Ainda em julho, no dia 27, o espetáculo passará pela Chapada dos Veadeiros, em São Jorge, como parte da programação do Festival de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Já nos dias 1 e 2 de setembro, o grupo chega ao Festival Mimo, em Recife. E depois, será apresentado em seis cidades do DF. 

Conexão com o Marajó

O Grupo Pé de Cerrado teve sua trajetória marcada quando fizeram a primeira apresentação na Ilha do Marajó, há quatro anos. Assim, surgiu durante a pandemia o carimbó chamado "Morena Cabocla", de autoria de Davi Abreu e Bruno Ribeiro, que foi lançado virtualmente. E agora, eles também lançaram a regravação do carimbó "Barreira do Mar", composta pelo paraense André Nascimento.  Confira aqui o vídeo no YouTube.

A escolha pela regravação foi uma forma de retribuir os aprendizados sobre arte e cultura, de quando pisaram a primeira vez no Marajó, em 2019. "Quando ouvimos 'Barreira do Mar' algo mágico aconteceu no palco. Parecia que as lendas e histórias do povo Marajoara sussurravam em nossos ouvidos. Adentramos no universo dos encantados. Essa música é linda demais, e foi uma honra para nós regravá-la", declara Pablo Ravi, integrante do Pé de Cerrado.  

O paraense André Nascimento é compositor e artista plástico, e tem 36 anos de carreira. Compôs o carimbó também pela sua forte conexão com o as encantarias do Marajó, onde as lendas e saberes amazônicos fazem parte da formação cultural e social. Esta será a sexta versão de "Barreira do Mar".

Sobre o Pé de Cerrado

O Grupo Cultural Pé de Cerrado celebra 24 anos de trajetória em 2023. Com uma proposta universal, os eventos do Pé alcançam pessoas de diversas idades e classes sociais, que se unem para se divertir, num encontro de gerações, compartilhando momentos de fraternidade e de alegria. A participação do público e as longas gargalhadas se tornaram marca registrada dos espetáculos.

Sobre o I Festival Marajoara das Canções, Cultura e Ecologia (FEMCE)

O I Festival Marajoara das Canções, Cultura e Ecologia (FEMCE) é um festival competitivo de música autoral, criado para valorizar e divulgar o trabalho produzido na Amazônia e ocorrerá nos dias de sexta (21) até domingo (23), em Salvaterra. Além de apresentações musicais, o evento terá uma Feira de Exposição e Circuito Gastronômico, para fomentar o turismo em suas múltiplas dimensões, na forma tradicional ou de base comunitária. O festival tem apoio da Lei Semear de incentivo à cultura do estado do Pará e terá premiações em dinheiro e troféus, além de apoio da Prefeitura de Salvaterra, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desporto – SECTUR, Pousada Boto e Pousada dos Guarás.

Serviço

- Lançamento de "Barreira do Mar", versão do Grupo Pé de Cerrado (DF)
19/07, nas redes sociais - YouTube, Instagram e Facebook

- Espetáculo Brincantes
Festival Marajoara das Canções, Cultura e Ecologia
22/07, 18h - Praça das Comunicações, em Salvaterra - Ilha do Marajó
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?