Com o aplicativo, os moradores de Belém terão acesso imediato a consultas em clínica médica e pediatria. FOTO: Kelli McClintock/Unsplash Em entrevista coletiva à imprensa no Palácio Antonio Lemos nesta quarta-feira (3), às 9h, a Prefeitura de Belém apresenta o tão aguardado aplicativo Saúde Belém Digital. O lançamento marca um marco histórico na modernização dos serviços públicos de saúde da cidade, promovendo acesso facilitado e imediato a consultas médicas através da tecnologia.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o secretário Municipal de Saúde, Pedro Ribeiro Anaisse, vão conduzir a apresentação. Eles irão demonstrar como funcionará o atendimento médico pelo aplicativo, destacando suas funcionalidades e o impacto esperado na gestão da saúde pública. O princípio do aplicativo é democratizar o acesso à saúde, conforme orientações previstas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando consultas médicas diretamente pelo celular.
Com o aplicativo, os moradores de Belém terão acesso imediato a consultas em clínica médica e pediatria. O primeiro contato entre médico e paciente acontecerá num prazo médio máximo de 15 minutos. Já o tempo médio de duração dos atendimentos vai variar conforme a necessidade de cada caso. Além disso, consultas para psicólogos, nutricionistas e educadores físicos estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.
O aplicativo pode ser baixado diretamente das lojas de aplicativos ou acessado pelo QR codes distribuídos em pontos estratégicos da cidade. Paralelo a isso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) distribuirão cartões com orientações detalhadas para o uso do aplicativo.
Para utilizar o Saúde Belém Digital, basta informar o número do CPF. Após a confirmação dos dados, um SMS será enviado, permitindo o acesso imediato ao aplicativo.
Projetado para ser intuitivo e semelhante aos aplicativos de mensagens, o Saúde Belém Digital não consumirá os créditos do celular e será compatível com dispositivos 3G, 4G e 5G, prometendo facilitar a vida dos belenenses e melhorar significativamente os serviços prestados pela rede pública de saúde.
Saúde Digital Belém será pioneira no Brasil com um modelo integrado de atendimento digital em larga escala. O serviço inicial atenderá 680 mil moradores cadastrados pelas equipes de Saúde da Família, abrangendo maiores de 18 anos e seus dependentes, com a meta de cadastrar e habilitar toda a população de Belém até 2025.
Atualmente, 550 mil pessoas estão cadastradas pelas equipes de saúde da família. Uma força-tarefa com 1.700 agentes comunitários será mobilizada para ampliar essa cobertura e facilitar o acesso ao aplicativo.
O Saúde Belém Digital permitirá aos médicos encaminharem pacientes às unidades de atendimento, conforme a necessidade. Um dos resultados esperados é a redução das filas e agilidade no atendimento. Estima-se que o aplicativo resolverá aproximadamente 60% das demandas de saúde, otimizando a rede pública e garantindo cuidados adequados e oportunos.
A iniciativa impactará, ainda, na redução significativa, por exemplo, da mortalidade infantil e materna, doenças crônicas e no uso frequente de medicamentos sem prescrição médica.
Transparência Além do atendimento imediato, através do aplicativo, os usuários terão acesso à plataforma "Saúde na Palma da Mão", onde poderão consultar de forma rápida e prática, toda sua trajetória dentro das unidades básicas de saúde da capital, incluindo a visualização de prontuários, análises clínicas, dispensação de medicamentos e outros procedimentos.
Essas informações estarão disponíveis em qualquer atendimento médico, dentro ou fora de Belém, garantindo continuidade e qualidade no cuidado com a saúde. A Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) fornecerá um sistema que integrará todas as informações clínicas dos pacientes, permitindo uma visão unificada durante as teleconsultas.
Pelo celular, os usuários terão acesso às mesmas informações que são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde, promovendo uma maior proximidade e facilidade no gerenciamento da saúde pessoal. O aplicativo também estará conectado à rede nacional de hospitais universitários, assegurando que os dados e informações de saúde estejam disponíveis de forma integrada e segura em todo o país.
O Saúde Belém Digital é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), da Universidade Federal do Pará (UFPA), responsável pelos serviços de teleorientação e telemedicina. O aplicativo terá capacidade para atender até um milhão de usuários, garantindo acesso eficiente aos serviços de saúde.
Próximos passos O lançamento oficial do Saúde Belém Digital será em 3 de julho, quando o prefeito apresentará a nova plataforma aos cidadãos de Belém. Após o lançamento, será iniciado um programa de treinamento para capacitar dois mil profissionais de saúde a utilizarem a nova ferramenta digital. Em agosto, o aplicativo estará plenamente operacional para o cadastro dos usuários, colocando a saúde dos belenenses literalmente na palma das mãos.