07/01/2020 às 11h00min - Atualizada em 07/01/2020 às 11h00min
Cosanpa inicia perfuração de novo poço em Santarém
A intenção é ampliar o abastecimento de água da cidade no oeste do Pará
Agência Pará
com edição do belem.com.br
A Cosanpa iniciou os trabalhos de perfuração do poço (Foto: Divulgação)
Em 2020, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) segue o trabalho para ampliar o sistema de abastecimento de água, em Santarém.
A obra, que foi retomada em 2019, avança em ritmo acelerado nos bairros do município na região do Baixo Amazonas. O primeiro, dos dois novos poços que serão construídos no bairro Livramento, começou a ser perfurado e a previsão é que esteja em funcionamento em três meses.
“Essa obra irá beneficiar praticamente todo o município, em todos os setores de abastecimento. Especificamente, no bairro Livramento, o reservatório apoiado de três mil metros cúbicos já foi construído, casa de química e coloração estão construídas para instalação dos equipamentos.
Serão dois poços: um de 285 metros de profundidade e outro de 250 metros.
“Em paralelo, estamos concluindo as instalações das redes que irão atender a população deste setor. Já estamos com 90% das instalações concluídas e agora estamos fazendo cadastro das casas que terão ligações domiciliares”, informa o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Diego Benitah.
“A previsão é que este sistema esteja em pleno funcionamento em agosto nos bairros Livramento 1, Livramento 2, Léo e Santana”, detalha.
A obra de ampliação do sistema de água em Santarém inclui a perfuração de seis poços, construção de cinco reservatórios, revitalização de outros três reservatórios, instalação de 50 mil novas ligações domiciliares e mais de 300 quilômetros de redes de água. O investimento é de R$97 milhões e a meta é alcançar 95% da população santarena, visto que o sistema atendia 45% dos moradores do município.
Esta obra estava parada desde 2016 e foi retomada em setembro do ano passado pela atual gestão da Companhia de Saneamento do Pará, dentro do planejamento de reestruturação e ações de melhorias que estão sendo feitas desde janeiro de 2019.