14/02/2020 às 18h00min - Atualizada em 14/02/2020 às 18h00min

Belém adere ao Dia D de vacinação contra o sarampo

Na capital paraense, neste ano, já há cinco casos confirmados da doença

Agência Belém
Com edição do belem.com.br
A meta da campanha é imunizar 17 mil pessoas e tem por objetivo interromper a circulação do vírus do sarampo (Foto: Oswaldo Forte/Agência Belém)

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realiza, neste sábado (15), o Dia D de vacinação contra o Sarampo, na praça Batista Campos, a partir das 8 horas, para pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos.

A campanha ocorrerá também nos shoppings Bosque Grão Pará, Pátio Belém, Castanheira e Parque Shopping, das 10h às 20h; e nos supermercados Líder Doca, Formosa (Umarizal e Duque) e Nazaré (rua São Francisco), das 8h às 18h.

A meta da campanha é imunizar 17 mil pessoas e tem por objetivo interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença. A Sesma ressalta que quem tomou as duas doses da vacina já está imunizado contra a doença.

Rotineiramente, a vacina também é ofertada nas Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, no horário das 8 às 17h.

Etapa - De acordo com Nazaré Athayde, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Sesma, esta etapa é de grande importância para as crianças, sendo que elas constituem o grupo mais vulnerável a desenvolver complicações, como pneumonia e encefalites.

“Nossa convocação é para que pais e responsáveis levem suas crianças e adolescentes para vacinar. Estamos em um período de aumento de casos da doença, e o sarampo é uma doença de fácil contágio e com possibilidade de agravamento e óbito”, destacou Nazaré.

Casos - Em 2020, nas cinco primeiras semanas, já foram notificados 525 casos suspeitos, dos quais cinco foram confirmados, treze foram descartados e os demais seguem em investigação. Nenhum óbito entre os residentes em Belém foi registrado. A maior taxa de incidência está em crianças menores de 5 anos de idade. Os casos confirmados estão distribuídos nos bairros do Guamá (2), Jurunas (2) e Itaiteua (1).

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa, com período de incubação de 7 a 21 dias. Apresenta como modo de transmissão o contato direto com as secreções nasofaríngeas, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Serviço - A Vacinação Nacional contra o Sarampo para pessoas de 5 a 19 anos segue até o dia 13 de março, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Sala de Vacinação, das 8h às 17h. Neste sábado, dia 15, haverá o Dia D, com 197 postos distribuídos em locais estratégicos de Belém.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?