23/11/2020 às 14h00min - Atualizada em 23/11/2020 às 14h00min

Hemocentros promovem campanha 'Somos Todos do Mesmo Sangue'

Ação será em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Agência Pará
Com edição do Belém.com.br
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) possui 11 unidades no estado. (Foto: Ascom/Hemopa)
     
Em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta (25), a Fundação Hemopa e os hemocentros de todo o país vão promover a campanha "Somos Todos do Mesmo Sangue". A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.


Durante a campanha, cada hemocentro vai desenvolver ações locais com os doadores para incentivar a participação. Aqui no Pará, entre os dias 23 e 28 de novembro, prédios públicos da cidade vão ganhar iluminação vermelha para simbolizar a doação. Por exemplo, a fachada da Fundação Hemopa, em Batista Campos, já começa a ser iluminada a partir desta segunda (23).

Além disso, a ação "Gincana Instituição Cidadã - Todos Doando Sangue Pelo Pará", que reúne caravanas de servidores públicos dos órgãos do governo para fazerem doações, continuará a ser executada. Nas redes sociais, também será feita uma mobilização a partir da hashtag “influencieadoar", com o objetivo engajar influenciadores e personalidades paraenses.

Hemopa

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) possui 11 unidades no estado: em Belém, o Hemocentro coordenador e mais duas unidades de coleta, nos shoppings Pátio Belém e Castanheira; são mais três Hemocentros Regionais em Castanhal, Santarém e Marabá; e cinco Núcleos de Hemoterapia nos municípios de Capanema, Altamira, Tucuruí, Abaetetuba e Redenção. Além disso também abastece 42 Agências Transfusionais no Pará.

O atendimento transfusional é ininterrupto para mais de 200 unidades hospitalares, públicas e privadas. Por isso, a necessidade de coleta de sangue é diária.

Os critérios para ser um doador de sangue são: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar com o responsável); pesar acima de 50 kg; estar em boa condição de saúde; apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Neste período de pandemia, para quem teve covid-19, será necessário esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram a doença, deve esperar 14 dias após o último contato.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?