04/12/2020 às 12h00min - Atualizada em 04/12/2020 às 12h00min

Zenaldo veta aumento salarial aprovado na Câmara de Vereadores

Legislativo aprova reajuste salarial mesmo com o impacto da pandemia sobre a economia

Carolina Neves
Equipe Belém.com.br
Segundo a CMB, funcionários eleitos do município não recebiam ajuste desde 2012. (Foto: Ascom CMB)
    
Em sessão extraordinária ocorrida nesta quinta-feira (3) na Câmara Municipal de Belém (CMB), foram aprovados em plenário 76 projetos de lei, dentre eles, segundo texto divulgado pela própria CMB, um "projeto de lei que prevê a correção das perdas . salariais do Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais e Vereadores para a legislatura de 2021 a 2024."


Caso o reajuste seja aprovado pela prefeitura, o salário dos parlamentares teria um aumento de quase quatro mil reais, passando de R$ 15.031,76 para R$ 18.999,19, sendo essas informações disponíveis para o público no Portal da Transparência da Câmara, com informações de junho.

Conforme estas informações, o prefeito iria de 19,2 mil para 25,3 mil, do vice-prefeito de 17 para 24,5 mil e dos secretários municipais de 16 para 18 mil, que é o mesmo salário dos vereadores.

O projeto, que se trata de um aumento salarial dos próprios gestores municipais, foi vetado no mesmo dia pelo atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que se pronunciou sobre o assunto em sua rede social já no fim do dia:
   

Nesta manhã, o prefeito eleito nas Eleições 2020, Edmilson Rodrigues, também se posicionou sobre o Projeto de Lei
em sua rede social. "Em um momento de absoluta crise econômica (...) aprovar um acréscimo desses no gasto municipal não corresponde ao interesse público. Espero que o veto anunciado pelo atual prefeito se confirme."

Este reajuste de subsídio foi aprovado de forma simbólica, termo que significa que não houve votação de painel eletrônico. Desta forma, não é possível saber quantos ou quais vereadores votaram a favor da medida. No entanto, também em seu Twitter, o vereador Fernando Carneiro falou sobre o assunto: 

 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?