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09/12/2020 às 18h00min - Atualizada em 09/12/2020 às 18h00min

Veja como fazer uma ceia de Natal mais econômica e saudável

Nutricionista traz sugestões para deixar refeição saborosa, saudável e mais em conta

Assessoria Estácio
Com edição do Belém.com.br
Cortas as frutas importadas é uma das dicas de econômia. (Foto: Pxhere)
   
Com o atual preço alto dos alimentos, muitos precisarão mudar um pouco as tradicionais compras de fim de ano no supermercado. De acordo com o IBGE, insumos como arroz, carne e óleo de soja aumentaram cerca de 20% em 2020, em meio a outros transtornos financeiros provocados pela pandemia, como a redução do décimo terceiro. Este cenário se reflete no bolso do brasileiro, pedindo uma criatividade maior para o planejamento de uma ceia mais em conta, mas não menos saborosa, na mesa natalina.
 
Para a nutricionista Ediane Toscano, professora da Estácio, é possível fazer uma ceia com alternativas mais baratas e com melhor valor nutricional. O peru, geralmente uma das compras mais caras para as festividades, pode ser substituída por frango recheado com uma farofa em que se substitua uma parte da farinha de mandioca por aveia, que é rica em fibras, auxilia no controle da glicemia, diminui a taxa de absorção de açúcar e ajuda na saciedade.
 
"O lombo de porco é outra fonte de proteína que pode ser o prato principal," sugere a nutricionista. Ainda sobre o lombo, cuja carne tende a ficar mais seca após preparado no forno, Ediane sugere servi-lo com um molho de laranja ou abacaxi, que são frutas da época mais baratas que as frutas secas, figo ou pêssego, que são muito usadas para decoração.

Usar frutas da safra, num geral, deixa o custo mais leve do que usar as importadas. "Abacaxi, manga e maracujá, por estarem na época, também são mais ricas em seus compostos nutricionais", sugere Ediane.
 
A professora indica ainda substituir o tradicional arroz com uva-passa e presunto, por um arroz colorido com os vegetais disponíveis em casa: cenoura, pimentão, milho, vagem e ervilha podem ser usados para um acompanhamento com alto valor nutricional. 

"Um assado de vegetais é uma outra opção prática e de custo reduzido, além das saladas que podem ser feitas com folhas verdes como alface, rúcula, e frutas como manga, abacaxi e maçã. Para a sobremesa, um clássico que é a rabanada, pode ser assada no forno em vez de frita no óleo".
   

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