30/12/2020 às 10h31min - Atualizada em 30/12/2020 às 10h31min

Período para cadastramento no SUS é prorrogado; Confira a nova data

A atualização é obrigatória até para quem possui plano de saúde particular

Da redação do Belém.com.br
Com informações da Sesma
Até esta terça apenas 41% dos usuários haviam realizado o procedimento por meio da plataforma digital. (Foto: Divulgação)
   
O prazo para o recadastramento no Sistema Único de Saúde que seria até hoje, 30 de dezembro, foi prorrogado até o dia 30 de março de 2021. A determinação foi feita pelo Ministério de Saúde, que demanda o cadastro ou atualização dos cidadãos no Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir acesso a serviços públicos, como a Unidades Básicas de Saúde, vacinação e retirada de medicamentos. A atualização de dados é obrigatória inclusive para aqueles que têm plano de saúde particular. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), até esta terça (30), o prazo original para cadastramento, apenas 41% dos usuários haviam realizado o procedimento por meio da plataforma digital. 

O cadastro, ou recadastro, deve ser feito em http://sistemas.belem.pa.gov.br/cadastro-sus de qualquer computador, celular ou tablet. Quem não tiver acesso à internet pode procurar unidades de saúde ou o agente comunitário de saúde da sua área para fazer a inscrição presencial.

Segundo a Sesma, este cadastro de usuários é fundamental para a continuidade dos serviços de saúde e obrigatória para as famílias que recebem benefícios sociais federais, como o Bolsa Família, além de que é com base nesses registros que o Ministério da Saúde faz transferência de recursos para as prefeituras.

Para preencher formulário, é preciso do telefone para contato, número do CPF ou cartão SUS e o Número de Identificação Social (NIS) para beneficiários de programa sociais.

    
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?