11/01/2021 às 18h00min - Atualizada em 11/01/2021 às 18h00min

Exposição destaca praças e monumentos de Belém no aniversário de 405 anos

Evento ocorrerá em um shopping da capital, de 12 a 31 de janeiro

Assessoria da Instituição
Com edição do Belém.com.br
A exposição "Belém Viva Belém 2021: Praças e monumentos" foi curada por doutora de história social da Amazônia. (Foto: Fernando Sette)
    
As praças e monumentos são símbolos característicos e importantes da história de Belém do Pará, e são eles os destaques da exposição que abre nesta terça-feira, 12, no Castanheira Shopping, para homenagear o aniversário de 405 anos da capital paraense. Intitulada "Belém Viva Belém 2021: Praças e monumentos", a exposição reúne fotografias, palestras virtuais, apresentações musicais e espaços interativos. Ficará aberta para visitação até 31 de janeiro, das 10h às 22 horas.
 
A curadoria é da Profª. Drª. Rosa Arraes, que há mais de 30 anos realiza trabalhos voltados para a valorização do patrimônio histórico de Belém. A mostra será realizada nos quatro pisos do shopping, com destaque para uma praça cenográfica montada na Praça Central (1º piso), com direito a um coreto, onde os músicos convidados farão suas apresentações. No mesmo piso, haverá uma sala com projeção audiovisual, onde os visitantes poderão fazer um passeio virtual por diversas praças de Belém.
 
Já nos corredores, fotos plotadas e ampliadas mostram as praças e monumentos escolhidos, com registros assinados pelo fotógrafo Fernando Sette. Outras atrações são as réplicas dos monumentos das praças e logradouros da cidade. A homenagem conta também com poemas de João de Jesus Paes Loureiro, que recepcionam os visitantes no hall de entrada do shopping.
 
Palestra Virtual falará da Belém dos monumentos
 
Durante o período da exposição, haverão palestras virtuais, às 17h, com transmissão pelas redes sociais do Castanheira Shopping (YouTube, Instagram e Facebook), ministradas por professores estudiosos da história de Belém em seus diversos aspectos.
 
A primeira palestra será nesta terça-feira, 12, com o professor e historiador Aldrin Moura de Figueiredo, da UFPA, sobre o tema "Belém: Cidade Monumento", que se propõe a traçar um panorama da construção de diversos monumentos erguidos na cidade nos séculos XVIII e XIX.  "Abordarei o período pombalino, onde se destacam as obras de Antônio Landi, e também o da Belle Époque, período da reforma urbana ocorrida no final do sec. XIX.", explica.
 
A música também será destaque na programação, sempre às terças-feiras, às 18h, com artistas que celebram os 405 anos da cidade com repertórios especiais. 
 
Confira datas e horários da programação paralela:
 
Dia 12/01
17h - Palestra virtual "Belém: Cidade Monumento" (via YouTube, Instagram e Facebook)
- Palestrante: Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo - UFPA
18h – Música ao vivo na Praça Central – 1º piso
- Atração: Syphony Trio
 
Dia 19/01
17h - Palestra virtual – "Paisagem e Patrimônio nas Praças de Belém" (via YouTube, Instagram e Facebook)
- Palestrantes: Prof. Dra. Ana Léa Nassar Matos (UFPA); e Prof. Ms. Carla Patrícia Campos da Costa Trittler  (Universidad Politécnica da Catalunha)
18h – Música ao vivo na Praça Central – 1º piso
- Atração: Lenilson Albuquerque
 
Dia 26/01
17h - Palestra virtual – "Praças e Espaços Públicos Urbanos" (via YouTube, Instagram e Facebook)
-  Palestrante: Prof. Dra. Goretti Tavares
18h – Música ao vivo na Praça Central – 1º piso
- Atração: Alba Mariah
 
Serviço
Exposição "Belém Viva Belém 2021: Praças e Monumentos", de 12 a 31 de janeiro, no Castanheira Shopping (BR-316 – Km01 –S/N). Visitação das 10h às 22h.
   

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?