15/02/2021 às 11h00min - Atualizada em 15/02/2021 às 11h00min

Ananindeua interrompe vacinações por escassez de imunizantes

Apenas o cronograma de segunda dose será mantido

Redação do Belém.com.br
Com informações da Prefeitura de Ananindeua
O calendário vacinal deve retornar a partir da faixa etária dos 82 anos. (Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará)

    
Em comunicado divulgado em suas redes sociais neste último domingo (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua informou que o seu quantitativo para doses da vacina contra a covid-19 para idosos chegou ao fim. A vacinação dos prioritários por isso foi interrompida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) até que o Ministério da Saúde repasse mais doses para o município. 

A quantidade de doses de vacina contra covid-19 enviadas pelo Ministério, via a Secretaria de de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), a cada município, segue critérios demográficos, ou seja, de quantitativo populacional. Segundo a nota da prefeitura de Ananindeua, o município recebeu até hoje apenas 11.990 doses do Governo Federal.

Por enquanto, segue apenas o cronograma daqueles que precisam receber a segunda dose para finalizar a imunização contra o vírus.

Devido a pouca quantidade, o repasse parcelado e a falta de previsão de envio de novos lotes, a prefeitura criou os critérios de distribuição da vacina aos cidadãos de seu território. O objetivo é garantir transparência ao processo diante dos órgãos oficiais de controle, evitando assim o êxodo vacinal, ou seja, que cidadãos de outros municípios próximos se vacinem com as doses que devem atender apenas os municípes de Ananindeua.

O calendário vacinal deve retornar a partir da faixa etária dos 82 anos ou mais para contemplar os idosos que ainda não se imunizaram.

Documentos necessários

Os idosos que comparecerem para vacinação mediante o retorno da aplicação da primeira dose deverão apresentar RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência (com nome do idoso) e/ou título eleitoral de Ananindeua.


Confira aqui Calendário Vacinal completo e pontos de vacinação para o mês de fevereiro em Ananindeua.
    


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?